
Em breve, o Grêmio ganhará um importante valor que, possivelmente, nem constava na previsão do orçamento anual. Trata-se da ativação de uma cláusula no contrato do lateral-direito Vanderson, do Monaco, que ajudou o time francês a se classificar para a próxima Champions League através da colocação que obteve no Campeonato Francês.
O Grêmio receberá do Monaco um bônus de 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,3 milhões na cotação atual) por conta desta cláusula de classificação à Champions, que foi colocada nas tratativas da venda do jogador ainda no começo de 2022. As informações foram dadas inicialmente pelo jornalista Eduardo Gabardo.
Para a cláusula ser validada, no entanto, Vanderson necessitava ter disputado 60% dos jogos da competição pelo Monaco, o que aconteceu. No último ano, o Monaco tinha obtido a vaga, mas o ex-gremista não tinha disputado o número mínimia de partidas para o dinheiro cair nos cofres gremistas.
Logo no seu terceiro ano de profissional, Vanderson foi vendido por 11 milhões de euros – o Grêmio mantém 10% do atleta para lucrar em uma eventual nova venda. Afirmado na Europa, o jogador também já esteve em convocações da Seleção Brasileira. Aos 23 anos, o lateral já apareceu no radar de outros clubes europeus para futuras oportunidades de mercado.
