Após quebrar a marca do Athletico de invencibilidade em casa desde outubro de 2022, o Grêmio, do técnico Renato Portaluppi, curtiu a sua segunda vitória consecutiva no Brasileirão e pulou, momentaneamente, para o 4° lugar da tabela de classificação com 14 pontos. Um prato cheio, segundo Renato, para servir de recado “aos cornetinhas”, como ele costuma falar.
Sem citar nomes, Renato rebateu os “cornetinhas” que vinham criticando o seu sistema com três zagueiros, que foi utilizado na vitória por 3×1 no Gre-Nal e também no triunfo na Arena da Baixada neste sábado.
“Quando enfrentamos o Palmeiras atuamos com atletas sem ritmo e sem tempo para treinar. As pessoas as vezes não entendem esses motivos. Não é porque não deu certo uma vez, que não vai dar certo. Cadê os cornetinhas agora?”, disparou.
Com os três zagueiros, Renato novamente liberou os alas e teve em Cuiabano, autor do primeiro gol, uma figura de destaque pela ponta esquerda, embora o jovem seja lateral de origem. O segundo gol foi marcado de cabeça por Bruno Uvini.
“Uma posição improvisada, mas joguei algumas partida na base assim. Inclusive o Gre-Nal na semana passada. Renato me deu confiança, me disse para jogar tranquilo. Muito feliz pelo gol. Estou à disposição para jogar de ponta. Isso me faz crescer também. É uma função parecida com a do ala”, disse Cuiabano pós-jogo.
Agenda do Grêmio
Próximo jogo pela Copa do Brasil: Cruzeiro x Grêmio, quarta, 20h. Próximo jogo do Brasileirão: Grêmio x São Paulo, domingo, 16h.
Vitória em cima do Athletico
“O mais importante foi a vitória. Vitória muito boa e convincente. Enfrentamos uma grande equipe e que esse ano não tinha perdido em casa. Sempre muito difícil jogar aqui pela qualidade da equipe do Athletico, pela pressão. Tem o gramado, que é diferente e os jogadores não estão acostumados. Fizemos nossa parte. Independente de quem entra em campo, eu tenho um grupo e confio neles todos. Muita gente falou que viemos para nos defender, nós nos defendemos, mas buscamos o ataque também”
Renato define o goleiro titular na quarta-feira
“Quem vai jogar quarta-feira é o Gabriel Grando. Independente de hoje, já que o Adriel foi bem. O Adriel já sabia que na quarta jogaria o Chapecó. É importante dar ritmo para os nossos goleiros. O Grando não saiu por questão técnica, não saiu por estar falhando. E, sim, por eu ter optado poupar alguns atletas”
Entrada de Cuiabano
“Ele foi muito bem, tanto ele quanto o Galdino se comportaram muito bem, foi isso que treinamos e eles souberam executar. Ainda não temos o jogador de velocidade que tanto quero, então estou reiventando. Tivemos força dos dois lados para marcação e também pudemos aproveitar a velocidade para os contra-ataques”
Leia mais:
- Herói da vitória do Grêmio contra o Athletico se emociona e cita doença grave da mãe: “Lutando por ela”
- Suárez publica foto assistindo jogo do Grêmio e é alvo de brincadeira do comentarista Douglas