
Prejudicado por lesões no setor de meio de campo, como as de Villasanti e Edenilson, o técnico Mano Menezes recorreu à base do Grêmio para ter mais opções já para o jogo desta quarta-feira, 21h30, fora de casa, contra o Atlético Grau pela Copa Sul-Americana. Por isso, a principal novidade do grupo é o volante Bernardo Zortéa, de 18 anos, que costuma ser titular da equipe Sub-20.
“Estou muito feliz pela oportunidade de ser relacionado pelo professor Mano. É apenas mais um passo de onde quero chegar e vou trabalhar cada vez mais forte para poder conquistar meu espaço”, declarou o jogador, via assessoria de imprensa, em fala recuperada por GZH.
Zortéa, que vai iniciar no banco o jogo de logo mais no Peru, chegou ao Grêmio em 2022, contratado da Chapecoense, para fazer parte do Sub-15. De lá para cá, vem subindo ano a ano nas respectivas categorias, sendo visto com bons olhos pelos profissionais que lidam com a base gremista.
Tanto é que o seu contrato foi renovado recentemente até junho de 2026 com multa de 40 milhões de euros, cerca de R$ 260 milhões (pela cotação atual). O jovem gremista já esteve com a Seleção Brasileira Sub-17, em 2024, participando da conquista da Cascais Luso Cup, torneio disputado em Portugal.
Nesta semana, ele foi relacionado pela primeira vez pelo técnico Mano Menezes. Anteriormente, foi levado pela comissão técnica de Gustavo Quinteros para o jogo contra o Ypiranga, fora de casa, pelo Gauchão, mas não entrou na partida.
- Nome Completo: Bernardo Schons Zortéa
- Nascimento: 21/03/2007 (18 anos)
- Naturalidade: Pinhalzinho/SC