
O desempenho da arbitragem de Rodrigo José de Lima Henrique revoltou os profissionais do Grêmio depois da derrota de 2×1 de virada para o São Paulo, no Morumbis, no último sábado, pelo Brasileirão. A principal reclamação foi a marcação de um pênalti de Camilo em Luciano com revisão do VAR, em lance cuja marcação do árbitro recebeu aprovação da CBF dias depois.
Quem se tornou o “porta-voz” do time do Grêmio fora de campo nesta partida foi o lateral-esquerdo Marlon. Com uma esclarecedora entrevista, dotada de palavras fortes, ele viralizou pós-jogo e apareceu nos principais canais de comunicação, bem como páginas de torcedores gremistas na web.
– Grêmio entra na zona do rebaixamento e detona arbitragem: “Sempre errando contra nós”
Segundo Marlon, o Grêmio vem sendo “roubado” há pelo menos cinco rodadas e o tratamento tem sido diferente com outros clubes, como o Palmeiras, por exemplo. O lateral-esquerdo chegou a citar até a “bagunça” existente na CBF, que terá eleições em breve.
“Eu fui categórico antes ali e, não querendo desrespeitar os profissionais, mas o Grêmio vem sendo roubado há cinco rodadas. Não é se fazer de vítima, mas tem times aqui de São Paulo, como o Palmeiras, que o treinador vem e reclama da arbitragem, aí na outra rodada se tem dúvida marcam pênalti ou expulsão para eles. A CBF infelizmente vive hoje uma situação catastrófica e as próprias federações não tem mais simbiose com a federação principal. Uma bagunça geral. Isso se reflete nos árbitros, que são despreparados”, colocou.

Depois da partida, o Grêmio publicou uma lista de possíveis erros ao longo do Brasileirão e perguntou “até quando” será prejudicado nas partidas. Jogos contra Flamengo, Santos e Inter, por exemplo, foram mencionados no post.
O presidente Alberto Guerra, por sua vez, prometeu seguir atuando nos bastidores em defesa do clube e planejou nova reclamação formal à CBF. Segundo ele, o clube deveria ter no mínimo mais três ou quatro pontos na tabela do Brasileirão sem os erros de arbitragem.