Novo técnico do Botafogo teve eliminação recente na Arena e vai encontrar vários ex-gremistas

Norte-americano John Textor escolheu o português Renato Paiva para o cargo

Depois de uma longa espera, o Botafogo tem um novo treinador e parte para um recomeço de trabalho após perder Artur Jorge na virada de temporada. Mas a língua segue sendo a portuguesa, de Portugal, já que a escolha do norte americano John Textor, dono da SAF que comanda o time carioca, foi o português Renato Paiva, que ficou mais conhecido no Brasil pelo seu trabalho no Bahia em 2023.

Naquele ano, aliás, Paiva teve duelos importantes contra o Grêmio de Renato Portaluppi, principalmente pelas quartas de final da Copa do Brasil. Depois de dois empates, a disputa foi para os pênaltis na Arena e o goleiro Gabriel Grando brilhou com duas defesas, classificando o tricolor gaúcho, que mais tarde cairia para o Flamengo na semi.

Aquele Grêmio x Bahia na Arena, aliás, quase precisou ser adiado em função de um ciclone e de fortes chuvas em Porto Alegre no dia. A partida só iniciou cerca de uma hora depois do previsto. Villasanti marcou para o Grêmio e Everaldo, hoje no Fluminense, fez para o Bahia no tempo normal. Anos antes, em 2021, Renato Paiva dirigia o Del Valle na vitória sobre o próprio tricolor gaúcho na pré-Libertadores.

Renato Paiva vai encontrar vários ex-gremistas no Botafogo

Assim que assumir o controle do vestiário do Botafogo, o que já vai acontecer nesta sexta-feira, Paiva terá em suas mãos vários ex-jogadores gremistas, tais como os laterais Alex Telles e Cuiabano e os atacantes Nathan Fernandes e Elias, que foram contratados recentemente.

“O “Botafogo way” que queremos é inteligente, técnico e rápido. Eu falei com vários treinadores que queriam vir pelo dinheiro, pela fama, queriam treinar um campeão. Eu precisava achar alguém que estivesse pronto para treinar e jogar do nosso jeito”, disse Textor, nesta quinta, em fala recuperada pelo Globoesporte.

Em seu segundo desafio no futebol brasileiro, Renato Paiva assinou contrato até dezembro de 2026 com o atual campeão Brasileiro e da Libertadores. O último trabalho do português foi no Toluca, do México. Antes, passou por Bahia, León, Independiente Del Valle e Benfica B.

Sem jogadores de peso e de qualidade da temporada passada, especialmente Luiz Henrique e Almada, o Botafogo vem enfrentando dificuldades com uma série de fracassos no começo de 2025. Além da eliminação precoce no Carioca, onde jogou a maior parte com time alternativo, o clube perdeu a Supercopa do Brasil para o Flamengo e a Recopa Sul-Americana para o Racing.

Veja mais notícias do Grêmio:

1 De 9
você pode gostar também

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas