A Federação Gaúcha de Futebol prometeu e divulgou áudios do VAR de vários lances polêmicos até agora no Gauchão, dentre eles o pênalti reclamado pelo Grêmio em Monsalve no duelo contra o Juventude. A jogada aconteceu no primeiro tempo da vitória gremista por 2×1 no sábado, na Arena, pela ida da fase semifinal do Gauchão.
O árbitro de campo, Jonathan Pinheiro, fala que Monsalve “botou o pé na frente e deixou bater”. Já Douglas da Silva, responsável pela observação no VAR, avalia que o zagueiro Abner, do Juventude, faz primeiro um contato com a bola.
“Nada eu vejo. Passando para a cabine. Ele deixou bater. Ele botou o pé na frente e deixou bater”, diz o árbitro Jonathan Pinheiro, inicialmente. “O jogador do Grêmio antecipa, mas o jogador defensor primeiro ele faz um contato com a bola e há esse contato com o jogador do Grêmio por ele ter tentado antecipar a bola, mas quem chute a bola é o jogador do Juventude. Segue com a decisão do campo. É uma jogada limite, ok, atenção”, afirma o VAR, Douglas da Silva.
Áudio do VAR no lance de pênalti no Monsalve. Eu não tenho palavras pra opinar sobre. pic.twitter.com/yT7Eeoe1j3
— Lucas Pilar (@lucasrpilar) February 25, 2025
Muito irritado com os rumos que o campeonato está tomando, o Grêmio foi presencialmente na sede da FGF durante a tarde para escutar os áudios envolvidos no jogo de sábado. O diretor de futebol Guto Peixoto representou o clube e depois gravou um pronunciamento.
COMUNICADO! 🇪🇪 Nesta tarde, o Tricolor esteve na sede da Federação Gaúcha de Futebol para ouvir a gravação do VAR sobre os lances ocorridos no jogo do último sábado, com o Juventude. Guto Peixoto, Diretor de Futebol e representante do Grêmio na reunião, falou das medidas que… pic.twitter.com/lwJbN9wdJE
— Grêmio FBPA (@Gremio) February 25, 2025
Grêmio de olho no Juventude
Em decisão anunciada pela FGF como forma de reduzir o “clima bélico”, os árbitros do VAR no restante da semifinal e nos dois jogos da final serão de fora do Rio Grande do Sul. No sábado, o Grêmio reencontra o Juventude fora de casa a partir das 16h30, enquanto o Inter recebe o Caxias às 21h30 no Beira-Rio.