Enquanto mantém a sua árdua luta contra as últimas posições da tabela do Brasileirão, sendo atualmente o 18° colocado com 22 pontos, o Grêmio já sabe que terá que tomar uma série de decisões sobre os jogadores que voltarão de empréstimo para a próxima temporada. A lista tem nomes conhecidos, experientes e também jovens atletas oriundos da base.
O futuro de cada um dos nomes abaixo será reavaliado pelo clube, com a necessidade do aval do técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, sobre uma reutilização ou não. Neste momento, não são assuntos tratados de forma pública pelo clube, que está focado exclusivamente em deixar o Z4.
Phelipe Megiolaro (FC Dallas)
Antiga promessa do gol gremista, Phelipe Megiolaro tem contrato de empréstimo até dezembro com o FC Dallas, dos EUA, que já ensaia o desejo de fazer a compra em definitivo. Recentemente, no Instagram, em resposta a torcedores, o arqueiro declarou que não pensava em voltar ao Grêmio naquele momento. O valor aproximado estipulado de compra do jovem de 22 anos é de US$ 2,5 milhões.
Felipe (Ponte Preta)
Titular do Grêmio nos jogos contra o Del Valle pela pré-Libertadores, Felipe Albuquerque foi ganhar experiência na Ponte Preta durante a disputa da Série B. Ele tem 22 anos e naturalmente será reavaliado após dezembro.
Juninho Capixaba (Bahia)
Após vivenciar altos e baixos na época do Grêmio, o lateral de 24 anos está no Bahia e tem pouca perspectiva de voltar a ser usado no tricolor, ainda que o seu contrato vá até o início de 2023. A tendência é que se mantenha em outro clube por empréstimo.
Michel (Vasco)
Campeão da Libertadores pelo Grêmio em 2017, Michel não vem tendo sequência na carreira por sucessivas lesões, que o atrapalharam tanto no Fortaleza como no Vasco. O volante de 31 anos tem contrato com o tricolor até o fim do ano que vem.
Frizzo (Botafogo)
Mesmo que tenha se saído bem na base gremista, Matheus Frizzo não teve sequência no time profissional e pela forte concorrência na função de volantes, que é especialidade do Grêmio, dificilmente volta ao clube. Seu contrato com os gaúchos termina em dezembro de 2022.
Isaque (América-MG)
Após fazer até gol em Gre-Nal do ano de 2020, indo bem no Gauchão da mesma temporada, Isaque não se firmou e hoje, com 24 anos, é reserva do América-MG. Antes, passou sem destaque pelo Fortaleza.
Guilherme Azevedo (Coritiba)
Emprestado para adquirir experiência, bagagem e ritmo, Gui Azevedo é reserva do Coritiba, mas, desta lista, é quem mais tem chances de voltar ao elenco gremista. Seu contrato é até 2024 e ele tem apenas 20 anos.