
Após comprar a Arena e doar ao Grêmio sem contrapartida, vendo em seguida o seu principal oponente desistir da candidatura, Marcelo Marques caminha a passos largos para ser o novo presidente do clube. Empresário de sucesso no ramo da fabricação de pães com a sua Marquespan, ele tem curiosidades importantes na sua área profissional e em anos dedicados ao amor pelo Grêmio.
Império do pão
Em 1999, a Marquespan deu início à primeira “fornada” com uma cozinha improvisada no quintal da casa dos pais de Marcelo em Gravataí. Era apenas o começo da construção de um verdadeiro império do pão, já que hoje a empresa tem oito unidades fabris equipadas com tecnologia de ponta, produzindo 16 milhões de pães por dia.
Edilson pede a volta de Grohe ao Grêmio
São mais de 5.000 colaboradores dedicados e uma frota própria de mais de 600 caminhões e automóveis. As fábricas da Marquespan estão instaladas em Tatuí (SP), Gravataí (RS), Curitiba (PR), Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
“Acreditamos no trabalho em equipe, na força da colaboração e no poder transformador da qualidade. Nossa história é construída por famílias que fazem pão para outras famílias, por pessoas que acreditam que cada entrega é uma oportunidade de levar mais que alimento – é levar carinho à mesa dos brasileiros”, diz um trecho do site da empresa.
Presença na Batalha dos Aflitos
⚽ Fique por dentro de Grêmio e Inter!
Receba vídeos, lances e notícias direto no WhatsApp. Escolha seu time e entre no grupo!
A paixão de Marques pelo Grêmio não vem de agora e ele já esteve presente em grandes jornadas do clube, como a Batalha dos Aflitos, contra o Náutico, que em breve completará 20 anos. Em recente entrevista ao GZH, ele contou que esteve in loco ao lado do pai na vitória de 1×0 com gol de Anderson:
“Eu estava no estádio. Fui com meu pai. O Grêmio tinha um jogo com a Portuguesa antes e eu falei para o meu pai: ‘Se não classificarmos antes, vamos nesse jogo’. E para entrar lá foi um sufoco. Mas foi um jogo marcante, que mostrou que para o Grêmio tudo é possível”, explicou.
A relação com Suárez
A Marquespan, através de Marcelo, foi uma das empresas que viabilizou a vinda de Luis Suárez ao Grêmio em 2023 ajudando a bancar os seus custos, que não eram baratos. Segundo o presidente Alberto Guerra, na recente coletiva de anúncio de compra da Arena, Marques até hoje ainda paga o uruguaio por valores que ficaram pendentes:
“O Marcelo há muito tempo ajuda o Grêmio e inclusive patrocina o número. Quando a gente trouxe o Suárez em 2023, foi com a ajuda de dois empresários e a Esportes da Sorte. Mas poucos sabem que até hoje o Marcelo paga o Suárez pro Grêmio, pra ajudar, isso é o Marcelo. Faço questão de dividir isso com vocês para saberem quem é esse sócio que vem ajudando o clube”, revelou.
Marcelo Marques não queria ser presidente
Em um primeiro momento, o empresário não queria concorrer nesta eleição, mas apenas na próxima daqui a três anos. Só que ele foi convencido através do ex-dirigente e futuro vice de futebol, Antônio Dutra Jr, que fez constantes visitas na fábrica da Marquespan justamente para convencê-lo a concorrer já agora. E teve sucesso nas tentativas.
Além de Dutra Jr, outros nomes conhecidos dos gremistas estarão com Marques na sua chapa, casos de Odorico Roman, Gaúcho da Geral e Celso Rigo, bem como o seu filho Fábio.
Cesar Cidade Dias
Atual comentarista da Rádio Gaúcha, Cesar Cidade Dias, que também já esteve na direção gremista há muitos anos, teve papel indireto na chegada de Marcelo Marques à vida política do Grêmio. Pois foi CCD que fez a “ponte” para Marques e Antônio Dutra Jr se conhecerem.
“Anos atrás: Preciso te apresentar um amigo sensacional, um gremista que tu precisa conhecer. Ele mora em São Paulo, vocês vão se dar muito bem, tenho certeza. O gremista era o Marcelo. Quem colocou ele na minha vida: Cesar Cidade Dias. Como sempre falo, O Grêmio é grande! O Grêmio é forte!”, declarou Dutra Jr, em recente post no Twitter.
Anos atras: Preciso te apresentar um amigo sensacional, um gremista que tu precisa conhecer. Ele mora em São Paulo, vocês vão se dar mto bem, tenho certeza. O gremista era o Marcelo. Quem colocou ele na minha vida: @cesarcidadedias.
Como sempre falo, O Grêmio é Grande! O Grêmio…
— Antonio Dutra Junior (@dutragremio_) July 12, 2025