
FUTURO
Cerca de um mês e meio depois de deixar o Grêmio, não tendo o contrato renovado pela nova diretoria eleita do clube, o técnico Mano Menezes tem um novo desafio na sua carreira e está assumindo, aos 63 anos, o comando da Seleção do Peru. De acordo com a imprensa local, ele é aguardado nas próximas horas em Lima para ser apresentado.
O cargo estava vago desde setembro do ano passado e Mano vai chegar para conduzir o ciclo em busca de vaga na Copa do Mundo de 2030 – o Peru não conquistou classificação para a Copa deste ano de 2026. O ex-treinador gremista já tem experiência em seleções nacionais e dirigiu o Brasil entre 2010 e 2012.
Ao longo da carreira, Mano Menezes teve a oportunidade de treinar grande parte dos maiores clubes do Brasil, como Corinthians, Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Inter. Ele tem três títulos de Copa do Brasil e também conquistas de estaduais, além da Série B de 2005 com o Grêmio na lendária Batalha dos Aflitos em cima do Náutico.
Recentemente, Mano também virou notícia ao ser convidado pelo PDT para concorrer como deputado federal nas eleições deste ano. Ele recusou e alegou que tinha uma possibilidade grande de treinar fora do Brasil, o que se confirma agora.
A despedida de Mano Menezes ao Grêmio
Logo após a confirmação da sua saída do Grêmio ainda em dezembro de 2025, Mano Menezes escreveu o seguinte texto de despedida ao clube:
Em abril deste ano, o Grêmio vivia um momento muito difícil. Geralmente, nessas horas, você se lembra de quem mais confia. O presidente Aberto Guerra e sua diretoria me convidaram então para assumir o comando técnico da equipe. Aceitei e aceitarei sempre que o Grêmio precisar. Nossa relação é de gratidão mútua. Passados quase oito meses, devolvemos o clube à Sul-Americana com a nona colocação no Brasileirão. Sei que é pouco para a ambição do torcedor, mas é o alicerce para uma nova equipe e para novas conquistas.
Em meu nome e de minha comissão técnica, agradeço a maneira como fomos tratados pela quase totalidade dos funcionários, dirigentes, jogadores e torcedores. A bola é redonda e certamente vai continuar girando para todos nós. Espero, de coração, que dias melhores possam vir para todos. Seguimos em frente… trabalhando sério, cumprindo com os nossos compromissos até o fim e de cabeça erguida sempre.
Siga o Grêmio no nosso canal do WhatsApp
Receba as notícias do Grêmio direto no WhatsApp. É rápido, grátis e sem spam.
Ao clicar no botão, você aceita os Termos de Serviço do WhatsApp.








