Grêmio

Luís Castro faz críticas ao Grêmio pelo Gre-Nal: “Após o 2×2, o time desapareceu”

Treinador português admitiu problemas e indicou mudanças pela frente

COLETIVA

O técnico Luís Castro admitiu “desilusão” com a derrota de virada de 4×2 no Gre-Nal deste domingo pelo Gauchão e fez críticas ao desempenho do time especialmente depois do empate sofrido em 2×2 no segundo tempo no Beira-Rio. Ao levar três gols em apenas 9 minutos, a equipe do Grêmio “desapareceu”, de acordo com palavras do português em coletiva de imprensa.

“Temos uma tristeza e uma desilusão de não conseguir o objetivo neste jogo. Mas temos que contextualizar o momento da temporada. Hoje não se decidia, mas o Gre-Nal tem um significado grande. E causa sempre impacto negativo. Em 9 minutos, sofremos três gols. Então, claramente, temos que tirar lições sobre se equilibrar mentalmente”, disse, antes de ampliar:

“Depois do 2×2, a equipe desapareceu. E isso foi fatal. Não é normal. A lição é que mentalmente temos que ser mais estáveis. Amanhã temos que nos levantar, seguir a linha e quarta-feira já tem o Fluminense, onde temos que nos apresentar bem. Verei o jogo mais de uma vez para entender o que aconteceu. Sei que a partir do 2×1, não existimos de forma completa”.

+ Imprensa relata ironia de Marlon para presidente do Inter: “Comprou cedo a arbitragem”

A escolha pelos volantes no Grêmio

Em um primeiro momento, Luís Castro manteve a ideia de Artur e Tiaguinho no meio de campo, mas no segundo tempo utilizou nomes como Dodi e Edenilson:

“Não revoguei minhas ideias. Coloquei outros jogadores para se expressarem neste jogo. Aproveitei o jogo para ver as soluções que tenho em diferentes contextos. Até então, os contextos eram mais facilitadores. Quis ver novas dinâmicas no meio de campo. Com as alterações, chegamos ao 2×1. Depois, tudo ruiu na exibição da equipe. Normalmente, não sofríamos os gols que sofremos e vamos perceber o que houve”, ampliou, para depois complementar:

“Queríamos muito para ganhar o jogo, mas muitas vezes trabalhamos mal. Muito mal mesmo. Em nosso momento defensivo, não funcionamos como equipe. A equipe tem que defender e não estivemos bem. Mas falar sobre estratégia certa ou errada, só vamos saber ao final do campeonato. Hoje vamos tristes para casa, mas não entregues. Em um início de temporada, nenhuma equipe vai se entregar. Claro que temos que mudar algumas coisas e essa é uma lição que tiramos hoje”.

+ Reforços, Brasileirão e próximos Gre-Nais: direção do Grêmio se manifesta após derrota

Atuação de Weverton no Gre-Nal

Por fim, Luís Castro absolveu o goleiro Weverton das críticas pelos quatro gols sofridos. Agora, o Grêmio pensa na quarta-feira, 19h30, fora de casa, diante do Fluminense, na rodada de abertura do Brasileirão de 2026:

“Pode falhar, é hora de cometer os erros, o jogo é de grande impacto, mas estamos em tempo de recuperar as coisas. Só jogando é que os jogadores vão se colocar no melhor nível. Sobre o Weverton é isso. O Grando vai lutar pelo seu lugar e vai crescer com isso. E os outros também. Se hoje joga o Grando e a gente perde, perguntariam por que o Weverton não jogou. A equipe perdeu toda, não é este, nem aquele. É o time todo”, concluiu Castro.

Artigos relacionados