Quando tudo parecia se encaminhar para o reinício do Gauchão, um novo problema surge no horizonte do campeonato neste domingo. A Prefeitura de Pelotas decidiu adiar o clássico Bra-Pel, inicialmente marcado para quarta-feira, 19h, na Boca do Lobo, por conta de um teste positivo de coronavírus em um jogador do Pelotas.
As informações são preocupantes. Este atleta participou de treinamentos com os demais companheiros, o que pode ampliar o número de contaminados no Lobão. A recomendação das autoridades é que os infectados fiquem isolados por 14 dias, e a fase de grupos do returno tem prazo para encerrar no dia 29 de julho. A quarentena também é necessária para quem teve contato direto com o contaminado.
O Bra-Pel seria o único jogo disputado na cidade de Pelotas. As outras partidas dos dois clubes seriam disputadas em outras sedes. Nesta segunda-feira, a FGF irá refazer a tabela do estadual. Ainda no sábado, assim como Porto Alegre, a Prefeitura de Novo Hamburgo vetou partidas na cidade.
Veja a nota da Prefeitura de Pelotas:
A Prefeitura determinou, neste domingo (19), o adiamento do clássico Bra-Pel, marcado para a próxima quarta-feira (22), no estádio da Boca do Lobo. A suspensão da partida, válida pelo Campeonato Gaúcho de 2020, ocorreu porque um jogador do Esporte Clube Pelotas, que testou positivo para o novo coronavírus na sexta-feira (17), havia participado de treinamentos coletivos. Outros atletas, tanto do Brasil quanto do Pelotas, também haviam sido infectados pela doença, porém, não tinham feito atividades em grupo. Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos aqueles que tiveram contato com o jogador positivado para Covid-19 devem ficar em isolamento durante o período de 14 dias, a contar desde 15 de julho.
A decisão segue os protocolos estabelecidos pelas secretarias de saúde do Estado e do Município. Para que pudessem realizar suas atividades visando à retomada do Gauchão, todos os jogadores, comissão técnica e demais funcionários das duas equipes tiveram que seguir as normas da SMS e passaram por exames para coronavírus.