
A vitória do Internacional por 2×1 sobre o Santos, na Vila Belmiro, pela 16ª rodada do Brasileirão, teve dois nomes no placar: Carbonero, que abriu o marcador no primeiro tempo, e Rafael Borré, que converteu o pênalti que sacramentou o triunfo colorado. Mas o pós-jogo revelou outro protagonista — o lateral Braian Aguirre.
Durante o discurso no vestiário, ainda com os jogadores em roda, o técnico Roger Machado interrompeu o momento para elogiar o desempenho de Aguirre, que ficou sem jeito ao ser o centro das atenções entre os colegas.
“Eu sei que tem muitas igualdades. O Alan (Patrick) jogando bem, o Carbonero fazendo gol, mas eu queria pedir licença para falar do Aguirre: Fez uma p*** de uma partida aqui, Aguirre. Parabéns. Parabéns. A tua evolução desde a tua chegada é muito grande e ela é toda apontada no teu esforço”, disse Roger Machado.
Mano Menezes muda o Grêmio contra o Palmeiras; veja prováveis escalações e onde assistir

Evolução técnica e confiança do treinador
Aguirre chegou ao Internacional em setembro de 2024, vindo do Lanús, e enfrentou dificuldades nas primeiras partidas. Ganhou espaço na equipe após lesão de Bruno Gomes e consolidou-se como titular absoluto. Em março, Roger já havia dado indícios da confiança depositada no atleta.
⚽ Fique por dentro de Grêmio e Inter!
Receba vídeos, lances e notícias direto no WhatsApp. Escolha seu time e entre no grupo!
“Se eu fosse nervoso, já teria tirado o Braian do time. Mas ele precisava de confiança. Agora está mostrando”, afirmou o treinador na ocasião.
Números de destaque na temporada
Segundo levantamento do portal Bolavip, Aguirre acumula 34 partidas em 2025, com 2 gols, 3 assistências, 63 desarmes e 42 interceptações. Contra o Santos, foi decisivo ao conter investidas de Neymar e construir jogadas pela direita. O comentarista Fabiano Baldasso destacou o argentino como o melhor jogador em campo na Vila Belmiro.
Com uma dúvida no time, Inter mira quarta vitória seguida e Beira-Rio deve receber 30 mil torcedores
Movimento nos bastidores: valorização salarial
Com a crescente performance, representantes de Aguirre iniciaram conversas com a direção do clube para revisar seu salário. O contrato atual vai até dezembro de 2027, e há expectativa de que a valorização ocorra após o fechamento da janela de transferências.