Pela primeira vez, o presidente Alberto Guerra se manifestou publicamente sobre os episódios polêmicos da derrota do Grêmio por 1×0 sobre o Bahia, fora, sábado, pelo Brasileirão. Em entrevista dada à Rádio Gaúcha, o mandatário apoiou a postura do técnico Renato Portaluppi em deixar a área técnica com os reservas e disse que ainda aguarda uma explicação da CBF sobre a função de Jailson Macedo Freitas, diretor de arbitragem da Federação Baiana, que teria indicado ao quarto árbitro sobre os xingamentos de Diego Costa, gerando a expulsão:
A reação de Renato contra o Bahia
“É importante dizer que o Grêmio não está reclamando do resultado a partir da arbitragem. O Bahia venceu merecidamente no campo, mas tem acontecimentos no jogo e nessa relação que é entre profissionais, arbitragem, quarto árbitro, que é preciso ser esclarecida. Eu vejo como muito legítima essa reação do Renato naquele episódio defendendo os interesses não só do clube como do time”
- Renato explica saída de campo, diz que não se arrepende e ameaça boicotar o Brasileirão: “O sistema é f…”
- Bahia ironiza reclamações do Grêmio depois da partida: “Calma, calabreso”
Grêmio no aguardo da CBF
“É preciso apurar. A gente precisa ter muita calma nessa hora também, estamos aguardando uma manifestação da CBF, acho que ela que que deveria se manifestar nesse momento. Estamos acompanhando. A gente quer esclarecer o que está acontecendo. A questão aqui não é o jogo contra o Bahia e sim algo muito maior que está sendo discutido que é a arbitragem do futebol brasileiro”
As falas de Renato sobre as denúncias de John Textor
“Sobre as manifestações do Renato referentes às denúncias do Textor, eu acho que é um momento que a gente tem que escutar todas as partes, tudo que tá acontecendo. Ninguém está dizendo que ele tem razão ou não. O que a gente está levantando é que, de acordo com tudo que a gente vem sofrendo desde o ano passado e durante este ano, é preciso repensar, conversar e discutir para saber o que está acontecendo“