Lá se vão cerca de 570 dias desde a última vez em que o Grêmio, na Arena, jogou com a sua torcida. Do distante 12 de março de 2020, data do 0x0 no inédito Gre-Nal da Libertadores, para cá, um longo tempo em silêncio na casa gremista se passou até que, neste domingo, 20h30, contra o Sport, os jogadores tricolores novamente terão as arquibancadas barulhentas a favor.
Para analisar o clima que se cria com a volta do público, o site GZH ouviu a opinião de alguns ilustres torcedores do Grêmio sobre o esperado momento. A Arena, no máximo, poderá ter aproximadamente 17 mil pessoas nesta partida de reabertura.
Renato Borghetti, o Borghettinho, músico: “É certo que ajuda! O pessoal pode até dizer que não tem influência, mas se não existe o contato normal entre torcida e jogador, não tem aquela energia. A gente que lida com arte sabe disso. Faz a diferença”
João de Almeida Neto, cantor e compositor nativista: “É a volta do calor humano. Não sei se vai ajudar a sair da zona de rebaixamento, mas, nos jogos em casa, o time do Grêmio vai ter o alento que sempre teve. O apoio do torcedor é ingrediente que não é decisivo, mas que influencia no estado anímico. Eu nunca fui jogador de futebol, mas me vejo tocando violão em casa e no teatro, em frente às pessoas. O entusiasmo é muito maior. A volta da torcida ao estádio é como a volta do público ao teatro. E, principalmente, se tratando da torcida do Grêmio, que é uma turbina. Sempre foi”
Eduardo Bueno, o Peninha, historiador: “Qualquer pessoa isenta sabe que, desde o advento da Geral do Grêmio, mesmo com todas as polêmicas com as quais ela já se envolveu ou foi injustamente envolvida, não tem nenhuma torcida no Brasil que torça de modo tão devotado, eficiente e fiel. Então, neste momento em que o Grêmio passa uma situação difícil e que precisa de apoio e incentivo, acho que a volta da torcida à Arena será fundamental e decisiva”
Confira o serviço de Grêmio x Sport:
PROVÁVEL GRÊMIO
Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha; Thiago Santos, Villasanti, Alisson, Douglas Costa e Ferreira; Borja.
PROVÁVEL SPORT
Maílson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Marcão, Hernanes e Gustavo; Everaldo, Tréllez (Everton Felipe) e Mikael.
HORÁRIO
Domingo (3), às 20h30min, na Arena, em Porto Alegre.
TRANSMISSÃO
O canal Premiere anuncia transmissão ao vivo
ARBITRAGEM
Felipe Fernandes de Lima, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Fernanda Nândrea Gomes Antunes. Var: Emerson de Almeida Ferreira (quarteto mineiro).