
Depois vencer o São Paulo por 2×0 em casa e perder para o Bahia por 4×0 fora, o Grêmio tem jogo considerado decisivo diante do Juventude, na Arena, em Porto Alegre, na tarde deste domingo, às 16h, precisando vencer para melhorar as suas chances de competição continental no ano que vem. Considerado favorito para a partida, o Tricolor ficará bem mais perto de, pelo menos, obter vaga na Sul-Americana de 2026 em caso de vitória.
No momento, o Grêmio, treinado por Mano Menezes, se encontra no 12° lugar com 36 pontos e no melhor cenário ainda sonha com Conmebol Libertadores -as chances vão aumentar se o G6 virar G7 ou até G8, dependendo do que acontecer no restante da própria Conmebol Libertadores de 2025 e da Copa do Brasil.
De acordo com dados publicados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que costuma calcular as possibilidades de cada time a partir do segundo turno do Brasileirão, hoje a principal realidade do Grêmio é a Sul-Americana, com 56,8% de chances de classificação.
+ Conselheiro colorado dá resposta após Caleffi citar Inter como “clube da beira do lago”
A reta final dos jogos em casa do Grêmio pela Série A colocam o Tricolor como favorito com base nas odds dos palpites de futebol em sites de apostas confiáveis. Isso porque a equipe gremista enfrenta Juventude, Cruzeiro, Vasco, Palmeiras e Fluminense.
Mano Menezes aguarda retornos no Grêmio
Para encarar o Juventude, que vem de vitória sobre o Bragantino em Caxias do Sul, o técnico Mano Menezes espera ter mais retornos para montar o time e ter uma equipe mais qualificada em campo. Foi consenso de que o alto número de desfalques prejudicou bastante o desempenho no jogo passado contra o Bahia, que venceu com muita facilidade por 4×0 em Salvador.
A tendência é que nomes como Dodi, Arthur, Alysson e Tiago Volpi retornem à titularidade para o jogo de domingo e os trabalhos desta sexta e do sábado definirão a equipe de Mano. Por outro lado, o lateral-direito Marcos Rocha se tornou baixa por lesão muscular.
Arthur como elemento essencial nos objetivos do clube
A chegada de Arthur ao Grêmio em 2025 movimentou os bastidores da equipe e Mano Menezes reconheceu que o atleta realmente mudou a forma com que o time vem jogando nos últimos tempos. Em entrevista coletiva ao final do jogo contra o São Paulo, na última vitória da equipe no Brasileirão, Mano destacou que Arthur tem uma importância tática que outros atletas não conseguem oferecer. Além disso, o jogador é reconhecido como uma liderança importante no campo.
Ainda na mesma coletiva, Mano elogiou Edenilson e outros atletas do elenco. Para o treinador, o camisa 8 de 35 anos foi o que mais se destacou, sendo essencial para o resultado positivo contra o São Paulo, que foi uma atuação considerada “modelo” de toda a equipe para o restante do Brasileirão.
Os próximos jogos do Grêmio vão ditar o que a equipe têm plenas condições de conquistar ao longo do Brasileirão Série A. Vitórias importantes em casa e resultados positivos fora, ou ao menos um empate, aumentam vertiginosamente as chances de se classificar para a Copa Sul-Americana. E poderão manter a esperança de uma vaga na Conmebol Libertadores.


Acompanhe em tempo real tudo sobre o clube: lances, vídeos, imagens exclusivas, entrevistas, coletivas, curiosidades e muito mais. Basta seguir o nosso canal no WhatsApp e não perder nenhum detalhe.
Ao clicar no botão, você aceita os Termos de Serviço do WhatsApp.









