Em fase inesperada, Grêmio vai precisar de nova reestruturação para vencer outra Libertadores no futuro

Tricolor luta arduamente para não ser rebaixado quatro anos depois de vencer o tri da América

O desempenho do Grêmio em 2021 é uma grande decepção para os torcedores. Desde a eliminação da equipe na fase inicial da Copa Libertadores, o sinal de alerta para o elenco foi acionado. O objetivo inicial era sonhar com o título continental, mas atualmente a única preocupação é evitar a Série B do Campeonato Brasileiro. Se a equipe for buscar um novo protagonismo na Liberta, como aconteceu em 2017, será preciso uma nova reestruturação no futebol tricolor.

A eliminação para o Independiente del Valle, em abril deste ano, não foi uma grande surpresa para quem estava acompanhando de perto a equipe. Os resultados em 2020 não eram promissores, e o elenco não passava a mesma confiança de outras temporadas. Entretanto, parecia impossível uma queda tão precoce, principalmente pela forte tradição gremista na Libertadores. Pior ainda foi imaginar o tricolor lutando contra o rebaixamento durante todo o Campeonato Brasileiro.

Com mais de 200 jogos pela Libertadores, e um aproveitamento de 56% na história, o Grêmio é uma das equipes mais respeitadas na competição sul-americana, principalmente quando joga em casa. O aproveitamento em Porto Alegre fica acima dos 75%, segundo dados oficiais do site da Conmebol. Entretanto, toda essa força e tradição não foram suficientes para manter a equipe na disputa. Ainda em 2020, na eliminação para o Santos, por 5 a 2 no agregado, como lembra o portal Globoesporte, já era possível ver a necessidade de mudanças.

Essa reestruturação não aconteceu, e o resultado foi desastroso. Além de não conseguir uma boa campanha na Libertadores, o clube também entrou em crise pelos resultados negativos na Copa Sul-Americana e também no Brasileirão. Porém, isso está longe de ser o fim do mundo, pois a equipe tem toda a capacidade de se reestruturar, afinal estamos falando do clube que tem o apelido de imortal. A questão é que isso precisa ser feito o mais rápido possível.

Grêmio entre os promissores

Em entrevista ao blog da Betway Insider, Pedro Menezes, consultor da Ernst & Young, falou um pouco sobre o Grêmio ao explicar sobre a situação financeira dos clubes brasileiros na atualidade. Ele apontou que o Brasil é a maior economia da América do Sul, e que a equipe tricolor é, ao lado de Flamengo e Palmeiras, um dos melhores exemplos de reestruturação no futebol. Ele ainda faz uma comparação com o Boca Juniors e o River Plate, que não conseguiram bons resultados nos últimos anos.

Porém, isso não é uma garantia de títulos, e a temporada 2021 está aí como maior evidência. O aproveitamento de apenas 32,2% até a 30ª rodada do Brasileirão não é nada esperado para quem foi campeão da Libertadores três anos antes. Isso significa que o Grêmio precisa se reestruturar novamente, e assim entender o que aconteceu de errado nas duas últimas temporadas. Uma tarefa que não é fácil, mas que já foi realizada recentemente.

Essa confiança é compartilhada por Pedro Menezes, como mostra na reportagem feita pelo site de apostas esportivas da Betway. O consultor acredita que o tricolor é uma das equipes que deve ganhar destaque na Libertadores pelos próximos anos, principalmente com o domínio do futebol brasileiro na competição. Um dos motivos é o passado positivo nos confrontos pelo troféu sul-americano.

Planos para 2022

O primeiro passo para conseguir isso no futuro é planejar a próxima temporada, independente de como termine o ano de 2021. Essa forma de pensar adiantada foi o que garantiu alguns bons resultados recentemente. Em 2017, por exemplo, a equipe montou um elenco com tempo e sem pressa por respostas imediatas. O prêmio foi ganhar a Libertadores com um dos melhores times que o torcedor tricolor viu. A equipe tem tudo para repetir essa história no futuro.

Alguns dos erros que aconteceram neste ano podem servir de lição, e isso faz muita diferença. Após o rebaixamento de 2004, a diretoria gremista entendeu alguns problemas no futebol e o clube mudou bastante neste período. É possível que algo semelhante aconteça por agora, mas com uma experiência maior.

O futebol gaúcho conseguiu um forte protagonismo no Brasil e na América do Sul nos últimos anos, principalmente com o Grêmio. Uma temporada ruim, como está sendo em 2021, não pode apagar isso. Entretanto, é preciso olhar para esse fracasso e pensar em uma forma de reestruturar o elenco tricolor para sonhar com um quarto título da Copa Libertadores em um futuro próximo.

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas