Após vencer o Atlético-GO na Arena e empatar com o Fluminense fora de casa nas duas últimas rodadas do Brasileirão, o Grêmio se aliviou um pouco mais na tabela e chegou aos 39 pontos, agora no 11° lugar. Embora ainda exista preocupação com a parte inferior do campeonato, o clube está se assegurando na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana.
Este, aliás, é um título que o Grêmio não tem em sua longa trajetória. Atualmente disputada em fase de grupos e depois mata-mata, aos moldes da Libertadores, a “Sula” não tem a participação do time gaúcho desde o ano de 2021. Naquela oportunidade, o tricolor foi eliminado nas oitavas de final pela LDU, do Equador, após vitória por 1×0 fora e derrota na Arena pelo placar de 2×1.
Desconsiderando eventuais ampliações de vagas, o Brasileirão concede classificação para a Sul-Americana para os times do 7° ao 12° lugar. No momento, o Grêmio é o 11° com 39 pontos, enquanto o Fluminense, 13°, tem 37 pontos. A final de 2024 da “Sula” tem Cruzeiro x Racing.
Grêmio ainda pode ir para a Libertadores?
As chances são remotas, mas ainda é possível acreditar no Grêmio na próxima Libertadores. Porém, para isso, será necessária uma combinação de resultados tanto no Brasileirão quanto nas competições paralelas para que o G-6 vire até G-9.
Tomando por base a atual classificação, o G-9 pode se tornar realidade se o Botafogo vencer a final da Libertadores, se o Flamengo ganhar a Copa do Brasil e se o Cruzeiro ganhar a Sul-Americana. Como esses três clubes estão entre os oito primeiros, a zona de classificação para a Libertadores ficaria ampliada para até o nono colocado.
Se o Atlético-MG vencer a Libertadores ou a Copa do Brasil também há chances de G-9 caso o Galo, que é o 10° do Brasileirão com 41 pontos, ainda fique entre os oito primeiros. Hoje, o 9° é o Vasco com 43 pontos, quatro a mais que o Grêmio no momento.