
O Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras por 1×0 na noite de sábado (26), no Allianz Parque, em São Paulo, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do Verdão saiu logo aos dois minutos, com Facundo Torres, e o Tricolor não conseguiu reagir. Com o resultado, o time gaúcho permanece com 17 pontos, na 14ª colocação, apenas três acima da zona de rebaixamento.
A equipe comandada por Mano Menezes chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória, acumulando duas derrotas e três empates desde a retomada do campeonato após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
Grêmio sofre gol relâmpago e não consegue reagir
A proposta gremista para o jogo foi diferente das últimas rodadas. Mano Menezes escalou apenas dois volantes — Dodi e Alex Santana — e apostou em Igor Serrote na lateral-direita. No ataque, Braithwaite foi mantido como referência, com Pavón e Cristian Olivera pelas pontas.
Mano Menezes vê evolução no Grêmio apesar da derrota para o Palmeiras
Mas a estratégia não surtiu efeito. Aos dois minutos, o Palmeiras trocou passes com facilidade e chegou ao gol com Facundo Torres, que finalizou com precisão após assistência de Maurício. O Tricolor teve sua melhor chance aos 21 minutos, quando Pavón avançou livre pela direita e chutou forte, mas parou em grande defesa de Weverton.
⚽ Fique por dentro de Grêmio e Inter!
Receba vídeos, lances e notícias direto no WhatsApp. Escolha seu time e entre no grupo!
Antes do intervalo, Braithwaite cobrou falta com perigo, mas novamente o goleiro palmeirense salvou. Na saída para o vestiário, o atacante desabafou:
“Temos que querer mais para ganhar esse jogo. Atacamos, mas ficam todos atrás. Os jogadores de ataque buscam fazer algo. Estamos sozinhos. Temos que fazer muito melhor com a bola”, lamentou.
Pavón é a novidade do Grêmio para enfrentar o Palmeiras; veja a escalação de Mano

Mudanças não funcionam e pressão aumenta sobre Mano
No segundo tempo, Mano tentou dar mais agressividade à equipe com as entradas de Camilo, Alysson, Aravena, Edenilson e Jardiel. O Grêmio teve mais posse de bola, mas não conseguiu finalizar com perigo. A melhor oportunidade veio aos 36 minutos, quando Alysson cruzou com veneno pela direita, mas ninguém apareceu para completar.
A defesa até se mostrou mais sólida, mas o ataque seguiu inoperante. O Palmeiras administrou a vantagem e ainda criou chances com Vitor Roque e Maurício, exigindo boas defesas de Tiago Volpi.
Após o apito final Wagner Leonardo comentou sobre o momento do clube afirmou que a equipe de jogadores fizeram uma reunião para alinhar os detalhes onde estão tendo erros:
Grêmio pode ter Jemerson como novidade no time titular contra o Palmeiras
“Realmente a gente está se cobrando muito, a gente sabe que pode entregar mais e precisa entrar mais pela camisa que a gente veste e o tamanho do Grêmio. Não é só uma reunião, todo dia temos nos cobrado. Hoje melhoramos o nível de competição e se tivesse caprichado um pouquinho, teríamos saído pelo menos com o empate”, disse.
A sequência negativa e a falta de evolução tática aumentam a pressão sobre Mano Menezes. Segundo apuração da reportagem, Carlos Vinícius e Balbuena seguem como dúvidas para os próximos jogos, o que limita ainda mais as opções do treinador.
+ André Hernan atualiza: proposta do Grêmio por Róger Guedes é de 15 milhões de euros