
O Grêmio saiu de campo derrotado por 1×0 para o Bragantino neste sábado (4), em Bragança Paulista, após sofrer um gol no último minuto da partida válida pelo Brasileirão. O resultado frustrou o objetivo do time de Mano Menezes de se aproximar do G-8 do Campeonato Brasileiro antes da pausa para a Data FIFA e manteve a equipe na metade da tabela.
O jogo foi marcado por forte tensão desde a etapa inicial. O zagueiro Walter Kannemann acabou expulso ainda no primeiro tempo em lance contestado por Arthur, que foi aos microfones desabafar no intervalo da partida. A arbitragem comandada por Lucas Casagrande também foi alvo de críticas por marcar um pênalti polêmico para o Bragantino — convertido nos acréscimos e decisivo para o placar final.
Clima quente e desabafo de Marlon após nova polêmica
Após a partida, o lateral Marlon – que acabou sendo o autor do pênalti – fez um dos desabafos mais duros da temporada contra a arbitragem brasileira. O jogador afirmou que o Grêmio tem sido sistematicamente prejudicado, citando pênaltis controversos e decisões de VAR em várias rodadas.
+ A manifestação de Kannemann e o áudio do VAR no pênalti em Bragantino x Grêmio
“Olha, o Grêmio está sendo categoricamente roubado, desde que começou o campeonato. A gente vive numa liga onde você quer melhorar o calendário, a gente não tem nem profissionalização dos árbitros, né? A gente vem de anos e anos e anos de corrupção numa federação onde você não consegue legalizar as coisas, né? E isso tem muita influência direto no futebol. Quem sabe agora com o novo presidente possa profissionalizar e melhorar os árbitros. Esse pênalti que foi marcado hoje aqui, que aconteceu com o Grêmio, foi uma baixaria, isso sem tamanho, porque não tem critério nenhum, eu tô com o braço colado, se eu faço amplitude de espaço, a bola bate e volta pra frente, a bola desvia no meu peito e vai pra fora, e esse mesmo árbitro marcou uma falta contra a gente contra o Mirassol, que originou um gol, e onde o cara do Mirassol tava impedido, ele vai no VAR e confirma. A expulsão do Kannemann, ele marca uma jogada onde não existe, e expulsa porque já tá bravo com ele no jogo passado. Nós tivemos dois pênaltis marcados no Gre-Nal onde não existiu pênalti…”, desabafou Marlon.
O lateral seguiu criticando a falta de profissionalização dos árbitros e afirmou que não tem medo de ser punido pelas declarações. Segundo ele, erros semelhantes têm prejudicado não apenas o Grêmio, mas outros clubes ao longo da competição.
“Eu posso ser punido, mas não tenho receio. Eu tenho que brigar pela minha instituição. O que tá acontecendo com o Grêmio aqui é vergonhoso. E não é só com o Grêmio, outras equipes também estão sendo prejudicadas. A CBF precisa profissionalizar os árbitros e melhorar a qualidade do produto, porque não dá mais pra jogar assim”, concluiu Marlon.
O desabafo do Marlon, ainda no calor de um jogo repleto de erros contra o Grêmio, representa o sentimento de todos os gremistas. pic.twitter.com/3UWrx0maoy
— Grêmio FBPA (@Gremio) October 5, 2025
Com a derrota, o Grêmio permanece com 33 pontos e perde a chance de entrar no G-8 antes da parada para a Data FIFA. Além disso, viu o seu rival, Inter vencer o Botafogo por 2×0 e encostar ficando um ponto atrás na tabela de classificação. A equipe voltará a campo apenas na retomada do Brasileirão, em outubro, buscando reação para manter vivo o sonho de alcançar uma vaga na Copa Conmebol Libertadores de 2026.
Siga o Grêmio no nosso Canal do WhatsApp
Receba as notícias do Zona Mista direto no seu WhatsApp. É rápido, grátis e sem spam.
Ao clicar no botão, você aceita os Termos de Serviço do WhatsApp.