
Trazido para o CT Hélio Dourado em 2022, vindo do Rio de Janeiro, o jovem atacante Lian está deixando o Grêmio rumo ao futebol da Europa. Ele tem 19 anos e fez apenas uma partida no profissional no ano de 2023, ainda com Renato Portaluppi, sem ser mais utilizado desde então. O destino é o Ponferradina, que disputa a terceira divisão da Espanha.
De acordo com informações de GZH, Lian tinha contrato apenas até o fim deste ano e o Grêmio topou fazer a liberação antecipada. A negociação não envolve dinheiro direto, mas o clube gaúcho mantém metade dos direitos do atleta para eventualmente lucrar no futuro.
Como Fabián Balbuena pode ajudar o Grêmio
Internamente, o Grêmio acredita que o jovem jogador poderá se desenvolver em um outro clube, ganhar experiência fora e evoluir como atacante. Não havia, neste momento, expectativa de utilização de Lian na equipe principal de Mano Menezes.
Clubes da Rússia sondam atacante titular do Grêmio
Por outro lado, dois clubes russos – CSKA e Dínamo Moscou – realizaram sondagens recentes em cima de Alysson, que já é considerado titular absoluto da equipe principal do Grêmio. O Dínamo é o mesmo clube de Bitello e também é o time onde estava o novo zagueiro gremista Fabián Balbuena.
Nenhuma proposta foi oficializada até o momento, mas os russos avaliam oferecer aproximadamente 15 milhões de euros ao Grêmio, cerca de R$ 95 milhões. Alysson tem multa de 60 milhões de euros (R$ 384 milhões) para clubes de fora e contrato até 31 de dezembro de 2028.
Joga contra o Sport? Cuéllar vive contagem regressiva para retorno no Grêmio
Por enquanto, o jogador segue totalmente inserido no contexto de trabalho do Grêmio e vem treinando na semana para o próximo jogo. Ele será titular no domingo, 20h30, diante do lanterna Sport Recife, na Arena, pelo Brasileirão.