A direção do Grêmio estranhou a ausência do árbitro Daniel Nobre Bins no comando do VAR nas duas partidas de semifinal do Gauchão. Em entrevista concedida à Rádio Bandeirantes, o vice de futebol gremista Alexandre Rossato deu a entender que o profissional pode ter sido excluído em função das duras críticas de Andrés D’Alessandro, atual dirigente do Inter, depois do último Gre-Nal.
Neste sábado, Caxias x Inter, às 16h30, terá comando de Jean Pierre Lima, auxiliado por Lucio Flor e Michael Stanislau. VAR: Anderson da Silva Farias. Mais tarde, 21h30, Grêmio x Juventude, na Arena, será com Jonathan Pinheiro, auxiliado por Rafael Alves e Leirson Martins; VAR: Douglas da Silva.
“Tudo que o Grêmio quer é que seja uma arbitragem justa e correta. Nem sempre é possível isso por uma série de fatores. O que a gente não aceita são os erros reiterados. A arbitragem gaúcha é bastante qualificada e a gente precisa que ela seja justa e tente fazer o correto em campo. Não me passa pela cabeça que entre alguém em campo para apitar de forma condicionada. Não penso dessa forma. Se eu pensasse assim, deveria sair do cargo”, afirmou Rossato, antes de acrescentar:
“Essa escala de arbitragem eu não fiz análise. O Bins foi eleito em 2024 um dos melhores árbitros de VAR. O que a gente pede para a FGF é que coloquem os melhores do quadro de arbitragem. Isso nos surpreende. A gente não ter os melhores. Talvez não tenha aparecido porque um dirigente de futebol andou citando o nome dele. Não acho correto excluir ele das semifinais. Espero que estejam guardando o Bins para o jogo de volta”.
O que disse D’Alessandro sobre Bins?
Responsável pelo VAR no último Gre-Nal na Arena, Daniel Nobre Bins sofreu fortes críticas do Inter e ainda foi alvo de uma acusação de D’Alessandro de que sempre “favorece” o Grêmio:
“Falando do VAR, vou para uma questão mais ampla. Coincidentemente, o Daniel Bins sempre tem um lado favorecido. Não só com o Inter. Vivemos isso na final do Campeonato Gaúcho (do ano passado), Grêmio e Juventude, que o VAR não chamou (para revisar o lance). A gente abre os olhos e pensa sobre o que realmente está acontecendo para que as coisas sejam justas. Não queremos ser favorecidos, mas que sejam justos”, disparou D’Alessandro, dias depois do clássico.
Durante a última semana, o presidente da comissão de arbitragem da FGF, o ex-árbitro Leandro Vuaden, não descartou a presença de Bins em novos jogos do Inter. Por outro lado, a federação vetou uma ideia do Grêmio e garantiu que todas as equipes de arbitragem serão 100% gaúchas até o fim do campeonato.