Envolvido em jogos importantes nesta reta final de Brasileirão, a começar pelo duelo contra o Juventude em casa na quarta que vem, o Grêmio ainda não tomou uma decisão sobre o futuro da sua comissão técnica, já que o treinador Renato Portaluppi ainda não renovou a parceria para 2025. E, segundo informações dadas pela Rádio Itatiaia, nem renovará.
Segundo a emissora, o Grêmio já decidiu não renovar com Renato para o ano que vem e, mais do que isso, iniciou contatos com Tite para demonstrar interesse em seu trabalho. O profissional está livre no mercado desde a demissão do Flamengo, dias depois da queda na Libertadores para o Peñarol nas quartas de final.
“Atento ao mercado em busca de um novo treinador para 2025, na iminência da saída de Renato Portaluppi, o Grêmio procurou Tite para o cargo. O ex-técnico da Seleção Brasileira está livre no mercado desde que deixou o Flamengo, no final de setembro”, diz matéria dos jornalistas Luis Fabiani e Mauri Dorneles.
Renato e Tite em situações diferentes
Renato, que está no Grêmio desde setembro de 2022 nesta atual passagem, revelou ter sido procurado por quatro clubes da Série A nas últimas semanas. Mas, na entrevista recente dada ao jornal Zero Hora, reforçou o desejo de seguir no Grêmio.
“Por mim, faria um contrato pro resto da minha vida com o Grêmio. Só que eu não decido isso. Minha cabeça hoje está voltada para fazer os pontos que precisamos no Brasileirão. Eu não posso chegar lá pro presidente do clube, pro vice-presidente, pro executivo e pra torcida do Grêmio e dizer: ‘Eu vou ficar’. Pode ser um desejo meu. Mas aí tem uma decisão de um presidente, de uma diretoria, de um executivo e da torcida”, salientou.
Tite, por sua vez, teria o interesse em dar prioridade para um eventual trabalho na Europa, deixando o futebol brasileiro em segundo plano. Ele, nos últimos dias, esteve no continente europeu acompanhando jogos e estudando mercados. No Grêmio, foi campeão da Copa do Brasil de 2001 em um time que tinha Roger, Tinga, Zinho, Marcelinho Paraíba, entre outros.