Treinado por Renato Portaluppi em momentos diferentes, tanto no Fluminense como depois no Grêmio, o ex-lateral-direito Gabriel é muito grato ao atual treinador gremista pelo apoio dado durante a carreira. O antigo jogador, que também passou brevemente pelo Inter na temporada de 2013, deu um depoimento sobre o técnico ao Charla Podcast:
“O Renato amadureceu muito desde aquela época. Falei com ele um tempo atrás e disse: ‘Pô, professor, orgulho do senhor, amadureceu mesmo, já era fera pra mim, mas hoje mais ainda’. Minha relação com ele sempre foi muito boa. Ele me trouxe para o Fluminense em 2007. E ali foi o primeiro contato. Eu já era fã dele”, disse Gabriel.
Gabriel, que jogou no Grêmio de 2010 a 2012, conta que o momento mais emblemático com Renato foi quando não começou bem a temporada de 2008 com a camisa do Fluminense, que mais tarde seria vice da Libertadores no mesmo ano:
“Os primeiros jogos meus de 2008 não foram legais. Não me sentia bem tecnicamente. Aí treinei, treinei e treinei. Encontrei o Renato em um dia na praia e ele me chamou para tomar um negócio. Sentamos, conversei e me abri com ele. Eu disse que as coisas não estavam acontecendo para mim. Ele me disse: ‘Calma, as coisas vão melhorar, todo jogador tem essa fase, é normal e agora eu sei o que você está passando e vou lidar com você como tem que ser’. A partir daí, virou meu pai. Tenho uma admiração e um respeito como se fosse o meu pai, sinceramente”, acrescentou.