
O Grêmio se manifestou oficialmente após mais uma partida com baixo público na Arena, mesmo com a vitória por 1 a 0 sobre o Santos, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Em nota publicada no site do clube, o Tricolor responsabilizou a gestão da Arena Porto-Alegrense e os preços altos dos ingressos como principais fatores justificando os 26.826 torcedores nas arquibancadas quando se esperava mais de 40 mil visto que o jogo ocorreu em um domingo.
Segundo o clube, a política de preços praticada pela empresa gestora do estádio é “unilateral” e estaria afastando os gremistas dos jogos. Além disso, o texto menciona problemas na venda online e falhas nos sistemas de identificação facial, o que também teria prejudicado a experiência dos torcedores no acesso ao estádio.
Grêmio e Arena: relação desgastada e alvo de críticas
A nota reforça que a relação com a Arena tem sido “difícil” e marcada por repetidos episódios de má prestação de serviços. De acordo com o clube, mesmo com o público reduzido, formaram-se filas enormes na entrada, o que contradiz a promessa de conforto e modernidade oferecida aos torcedores.
Ainda durante o comunicado, o Grêmio também colocou parte da culpa pelo mau desempenho do time dentro de campo no estado do gramado, que foi refeito às pressas para a partida contra o Santos. O clube afirma que o campo apresentava “imperfeições perceptíveis aos espectadores em todo o Brasil”.
Apesar da vitória com gol de Martin Braithwaite, o time apresentou mais uma atuação fraca, gerando insatisfação nas arquibancadas e nas redes sociais. Muitos torcedores inclusive têm evitado ir ao estádio como forma de protesto pelos maus resultados recentes na temporada.

Nota oficial do Grêmio responsabiliza Arena por falhas
“O Grêmio manifesta sua inconformidade com os fatos ocorridos na Arena antes e durante o jogo do último domingo. São episódios que vêm se reiterando ao longo dessa difícil relação com a Arena, sobre os quais a gestão tem o dever de se pronunciar, enquanto fiel representante do torcedor do Grêmio.
Não é admissível que nosso torcedor enfrente qualquer dificuldade para a aquisição de ingressos (seja permanecendo longos períodos em filas virtuais, seja esbarrando em frustradas tentativas de identificação facial).
Essas são questões que estão sob o domínio da Arena Porto-Alegrense, empresa gestora do estádio, que não tem conseguido solucionar os problemas apresentados no seu sistema de vendas. Ainda que com público reduzido, muito em razão da política de preços estabelecida unilateralmente pela Arena, novamente houve formação de filas imensas para acesso ao estádio, eliminando o conforto prometido ao torcedor.
Dentro do campo, o time enfrentou um gramado refeito às pressas, com imperfeições perceptíveis aos espectadores em todo o Brasil.
Quando o torcedor é prejudicado, o Grêmio também é; quando o gremista deixa de ir ao estádio, o time perde um apoiador. Quando o gramado é ruim, a equipe não desenvolve seu melhor potencial. São detalhes que fazem a diferença.
O Grêmio tem cumprido rigorosamente todas as obrigações contratuais assumidas no negócio Olímpico/Arena; nada obstante, além das inadimplências reiteradas que estão sendo discutidas nos foros adequados, o clube e sua torcida vêm sofrendo com a má prestação de serviços, ano após ano.
Asseguramos ao nosso torcedor que as medidas cabíveis foram e continuarão sendo tomadas na defesa do Grêmio e de sua imensa torcida.”
– Diz o comunicado oficial no site do clube.
A direção tricolor promete seguir tomando providências legais contra a Arena Porto-Alegrense, além de continuar cobrando soluções definitivas para os problemas recorrentes.
- Grêmio confirma lesão de Edenilson e vai mudar o ataque para o jogo desta quarta
- Cidade Dias crava: Grêmio terminará o Brasileirão na frente do Inter na tabela
Próximo jogo do Grêmio
O próximo jogo do Grêmio será contra o Atlético Grau, pela Taça Sul-Americana, no dia 7 de maio de 2025, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Miguel Grau, em Piura, Peru. Depois disso, o Grêmio enfrentará o Bragantino pelo Brasileirão Série A, no dia 10 de maio, às 18h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.