O Grêmio avançou nas últimas horas nas tratativas para contratar o técnico Pedro Caixinha, de 54 anos, que é português e está livre no mercado desde a saída do Bragantino no segundo semestre de 2024. Segundo informações dadas pelo repórter Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha, o anúncio da direção gremista pode ser feito já nas próximas horas.
“O Grêmio está próximo de contratar o técnico português Pedro Caixinha, 54 anos. Caixinha está em Portugal. O técnico deixou o Bragantino em outubro. No clube paulista, fez 124 jogos, com 50 vitórias, com 38 empates e 36 derrotas”, relatou o jornalista no portal GZH.
Caixinha se enquadra no perfil desejado pela direção do Grêmio, que, para substituir Renato Portaluppi, em nenhum momento descartou um profissional estrangeiro. Porém, se fosse treinador de fora, que ao menos já tivesse na carreira alguma experiência no futebol brasileiro.
Outros nomes chegaram a ser cotados e até consultados nas últimas semanas, como Tite e o argentino Hernán Crespo, mas as tratativas não andaram como a direção esperava. Por outro lado, o nome do brasileiro Fábio Carille, ex-Corinthians e Santos, enfrentou resistência da torcida nas redes sociais.
Os clubes da carreira de Pedro Caixinha
Desportivo Beja (base), Sporting (auxiliar técnico), Al-Hilal (auxiliar técnico), Panathinaikos (auxiliar técnico), Rapid Bucuresti (auxiliar técnico), seleção da Arábia Saudita (auxiliar técnico), União Leiria (Portugal), Nacional (Portugal), Santos Laguna (México), Al-Gharafa (Catar), Rangers (Escócia), Al-Shabab (Arábia Saudita), Talleres (Argentina) e Bragantino.
No Bragantino, o português se destacou na primeira temporada em 2023 conseguindo a classificação inclusive para a Libertadores. Mas no segundo ano, após perder algumas peças importantes, não manteve o rendimento e saiu antes do fim do Brasileirão. O time paulista só conseguiu se salvar do rebaixamento na última rodada, já sob comando de Fernando Seabra, ex-Cruzeiro.