GrêmioDepartamento médico do GrêmioGauchão

Grêmio atualiza situação de Braithwaite após cirurgia e traz novidade importante

Atacante dinamarquês rompeu o tendão de Aquiles contra o Mirassol e inicia fisioterapia nesta semana

O Grêmio confirmou, em nota oficial, a realização da cirurgia no atacante Martin Braithwaite, que sofreu ruptura no tendão de Aquiles da perna esquerda durante a derrota por 1×0 para o Mirassol, no último sábado (13), na Arena. O clube detalhou o procedimento e divulgou o tempo de recuperação.

Segundo o comunicado, a operação foi realizada na noite de segunda-feira, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, pelo especialista em pé e tornozelo Dr. José Sanhudo, acompanhado pelo ortopedista do clube, Dr. Jardel Tessari.

“O Departamento de Ciência, Saúde e Performance do Grêmio informa que o atacante Martin Braithwaite foi submetido a reparo cirúrgico do tendão de Aquiles, no Hospital Moinhos de Vento, na noite de ontem, pelo especialista em pé e tornozelo Dr. José Sanhudo, acompanhado pelo ortopedista do clube Dr. Jardel Tessari. Braithwaite iniciará o tratamento fisioterápico nos próximos dias e tem retorno estimado em seis meses”, informou a nota.

+ Arce revela amizade com Roger Machado e fala sobre treinar o Grêmio um dia

Braithwaite joga o Gauchão 2026?

Dado que o Grêmio estimou em seis meses o tempo de recuperação do atacante Braithwaite após a cirurgia bem-sucedida no tendão de Aquiles, torna-se praticamente inviável que ele jogue o Gauchão 2026 caso o estadual comece em janeiro ou no início do ano — como é costume da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O Campeonato Gaúcho de 2025, por exemplo, teve início em 22 de janeiro e terminou em meados de março. Como Braithwaite deverá passar por todo o processo de fisioterapia e reabilitação ao longo desse período, seu retorno efetivo para partidas oficiais só é plausível a partir de meados de 2026, se tudo correr conforme previsto.

Desabafo do atacante nas redes sociais

Após a cirurgia, Braithwaite usou as redes sociais para se pronunciar pela primeira vez sobre o ocorrido. O atacante lamentou a lesão, mas garantiu que encara o momento como um novo desafio na carreira.

“Por quê? Essa costuma ser a primeira coisa que vem à cabeça nesse tipo de situação. É óbvio que não estou feliz com isso, mas aceitar é o único caminho para seguir em frente. Tudo sempre acontece por alguma razão – ou isso é o que escolho acreditar. Por trás de cada obstáculo está uma oportunidade para crescer”, escreveu o dinamarquês.

+ Mano Menezes projeta dedicação total do Grêmio no Gre-Nal para aliviar pressão

E completou: “Então recebo esse desafio de braços abertos. Essa será mais uma montanha que eu vou conquistar, com novas habilidades e aprendizados ao longo da jornada”, concluiu Braithwaite.

Como ficará o ataque gremista

Sem o centroavante até 2026, o técnico Mano Menezes deve apostar em Carlos Vinícius como referência ofensiva, com André Henrique e Jardiel como alternativas. O uruguaio Arezo, que poderia ser opção, foi emprestado ao Peñarol após o Mundial de Clubes.

O próximo compromisso do Tricolor será o Gre-Nal, no domingo (21), às 17h30, no Beira-Rio, pela 24ª rodada do Brasileirão.

+ Grêmio publica recado para Braithwaite após desabafo do centroavante na web

Artigos relacionados

Bloqueador de anúncio detectado

Para continuar acessando nossos artigos gratuitamente, considere desativar o bloqueador de anúncios. Valorizamos o oferecimento de conteúdo gratuito, mas os anúncios são nossa principal fonte de receita para manter esse serviço. Sua compreensão e apoio fazem toda a diferença. Obrigado!