GrêmioInter

Gauchão de 2026 está oficialmente definido; saiba formato, grupos e participantes

Inter é o atual campeão em vitória sobre o rival Grêmio na grande final

A Federação Gaúcha de Futebol realizou o Congresso Técnico do Gauchão de 2026 nesta segunda-feira e definiu oficialmente as mudanças da disputa em relação aos últimos anos. A principal alteração envolve a redução do tamanho do estadual, que, em função da modificação geral do calendário brasileiro, terá só 11 datas e será jogado de 11 de janeiro até 8 de março.

Na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos de seis times, definidos a partir de um sorteio que levou em conta critérios de proximidade geográfica e de rivalidade. Os quatro primeiros avançam para as quartas de final, que será disputada em jogo único com mando de campo do time de melhor campanha. Os duelos de quartas serão proporcionais ao chaveamento, com o 1° de um grupo pegando o 4° do outro e assim sucessivamente.

O Grupo A terá Inter, Juventude, Avenida, São José, Guarany e São Luiz. Já o Grupo B contará com Grêmio, Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Inter-SM e Ypiranga. Cada equipe fará seis jogos na primeira fase, todos eles contra equipes da outra chave. Times do mesmo grupo não se enfrentam na fase inicial. Depois das quartas, a semi e a final serão jogadas em duelos de ida e volta.

Os times eliminados nas quartas de final disputarão a Taça Farroupilha — também realizada em semifinais e finais com jogos de ida e volta —, para definir um representante gaúcho na Copa do Brasil 2027. Por fim, as equipes que ficarem na 5ª e na 6ª posição de seus respectivos grupos na primeira fase jogarão um quadrangular em turno e returno para disputar a permanência no Gauchão Série A1, sendo que os dois piores colocados serão rebaixados para a Série A2 de 2027.

Resumo do próximo Gauchão:

Formato: 12 clubes
Início: 11 de janeiro

Final: 8 de março

Fórmula: Grupos A x B (turno único)

Classificação: Os 4 melhores de cada grupo avançam

Quartas: jogo único dentro dos grupos, empate leva aos pênaltis
Semifinais e final: ida e volta
VAR: previsto desde a primeira fase

+ Mais informações sobre o possível retorno antecipado de Willian ao Grêmio

Artigos relacionados