Tudo indica que o Gauchão, já a partir de 2025, será disputado em outro formato e com menos jogos para as equipes participantes. Uma reunião envolvendo todos os clubes marcada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) na sexta-feira, dia 22, deverá oficializar o sistema com os 12 times divididos em três grupos de quatro, com os líderes de cada chave e o melhor segundo colocado avançando às semifinais em ida e volta.
A fase classificatória deverá ter oito rodadas e os times do mesmo grupo não vão se enfrentar. Ou seja, os clubes da Chave A vão duelar contra as equipes das Chaves B e C. Por estarem na Série A em 2024, Grêmio, Inter e Juventude serão cabeças de chave. Para manter os clássicos na fase classificatória, a única “obrigatoriedade” seria a presença do Caxias no grupo do Inter ou do Grêmio. As informações são do portal GZH.
Quem não se classificar para as semifinais também terá o que disputar após o término da fase classificatória. Isso porque os times da 5ª e 8ª posição na classificação geral vão duelar para a definição das vagas dos gaúchos na Série D e na Copa do Brasil de 2026. Já os times da 9ª e 12ª farão o “torneio da morte” para definir os dois rebaixados.
Um fator visto como positivo pela FGF com este novo formato é o maior calendário para clubes do interior. No regulamento vigente nos últimos anos, os times desclassificados antes das quartas de final jogavam por apenas 30 dias. Além disso, se aprovada, a nova fórmula deverá empurrar a abertura do estadual para 18 de janeiro, não mais dia 12, como estipulou o calendário da CBF.
Possível nova fórmula do Gauchão
• 3 grupos com 4 times
• times do mesmo grupo não se enfrentam
• classificam-se os 1ºs mais o melhor 2º para as semifinais
• 5º ao 8º quadrangular, com o melhor se classificando para a Copa do Brasil
• 9º ao 12º – quadrangular, com os 2 piores rebaixados
Quem participará?
Grêmio
Inter
Juventude
Caxias
São José
Brasil de Pelotas
Pelotas
Guarany
Ypiranga
Avenida
São Luiz
Moonson