
Por Pedro Trindade
A cena se tornou tão rara em 2021 que é quase possível ao torcedor tricolor quantificar as vezes que se repetiu usando apenas os dedos das mãos. Pedro Geromel e Walter Kannemann atuaram juntos em somente 11 dos 47 jogos disputados pelo Grêmio na atual temporada. Isso significa que a dupla não formou a zaga do time em mais de 75% das partidas.
Em 2020, Geromel e Kannemann já haviam atuado poucas vezes juntos: foram apenas 18 jogos. Isso corresponde a 60% do total de 30 apresentações que os dois fizeram em 2019. Os melhores números são da temporada de 2017: foram 41 exibições no ano do tricampeonato da Conmebol Libertadores da América.
+ “Olha a diferença”: Mano Menezes aponta jogador que se transformou no Grêmio
Recuperação pós-Covid 19, suspensões e, principalmente, passagens pelo Departamento Médico têm impedido uma reedição mais frequente da parceria de sucesso iniciada em 2016. O argentino sofreu com problemas na região do quadril e o capitão ficou cerca de três meses afastado após uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo.
Zagueiro Pedro Geromel não joga neste sábado diante do Bahia – Foto: Lucas Uebel/GrêmioAo longo do ano, Kannemann foi relacionado para um total de 15 jogos. Atuou em 11 com Geromel e em duas sem o companheiro – em outros dois confrontos, contra Santa Cruz e Ceará, ficou no banco de reservas e não foi utilizado. Geromel tem participação em campo superior ao companheiro de defesa: são 24 jogos em 2021.
Kannemann está relacionado para o duelo contra o Bahia neste sábado (21), válido pela 17ª rodada do Brasileirão, mas Geromel ficou de fora, em razão de um desconforto muscular. Há otimismo para que o capitão gremista esteja à disposição do técnico Felipão para o confronto contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (25).
Os dois jogadores têm vínculo com o Grêmio até dezembro de 2022. O substituto imediato da dupla, Ruan, foi negociado com o Sassuolo e vai deixar o clube gaúcho em menos de quatro meses. Rodrigues tem proposta do futebol norueguês. Outra opção para o setor é Paulo Miranda, que não conta com muito prestígio junto à torcida.
Confira, abaixo, a lista de jogos em que Geromel e Kannemmann estiveram juntos em campo:
– Grêmio 2×0 Brasiliense
– Brasiliense 0x0 Grêmio
– Grêmio 0x1 Athletico-PR
– Sport 1×0 Grêmio
– Grêmio 2×2 Santos
– Grêmio 0x0 Fortaleza
– Grêmio 0x1 Atlético-GO
– Palmeiras 2×0 Grêmio
– Grêmio 0x0 Inter
– Fluminense 0x1 Grêmio
– Grêmio 1×2 LDU









