Em um crescimento extremamente veloz na curta carreira de treinador, Filipe Luís passou da base do Flamengo para o time profissional em menos de um ano e agora celebra o primeiro título na nova profissão. No último domingo, ele conduziu a equipe carioca à conquista da Copa do Brasil com uma vitória sobre o Atlético-MG fora de casa. Antes, no Maracanã, já havia vencido o jogo de ida.
Filipe Luís, na carreira, passou por vários treinadores brasileiros e estrangeiros e dentro e fora do Brasil. Em 2021, teve a oportunidade de ser treinado, no Flamengo, pelo atual comandante gremista Renato Portaluppi. E, a ele, os elogios são grandes.
“Renato é um cara honesto, leal, que fala as coisas na cara e não esconde nada. As pessoas acham que ele não sabe, mas sabe muito de futebol. É um cara que sabe a verdade e é muito realista. E trabalha bem. Muitas vezes a gente subestima esse tipo de pessoa, porque era atacante, porque só fala, mas essas pessoas não sabem a realidade do dia a dia. O que pode acontecer com esse tipo de técnico que nem ele é esgotar a energia”, disse Filipe, no começo do ano, em entrevista ao jornalista Duda Garbi.
“Pode chegar um momento e ele achar que não dá mais. Faz tudo, tenta contratar os melhores jogadores, aí no caso desse ano vem a enchente, sem estádio para jogar e todos dando porrada nele por ele ser muito grande. Aí pode ser que acabe a energia. Se eu pudesse falar algo para ele, seria ele não perder a energia dele, que é o que faz a diferença”, acrescentou, na ocasião.
Renato tem futuro incerto no Grêmio
A atual passagem de Renato Portaluppi pelo Grêmio já dura desde setembro de 2022 e o treinador ainda não assegurou a sua permanência para 2025, uma vez que tem contrato apenas até dezembro deste ano. Ele conversará com a direção assim que a situação gremista ficar encaminhada no Brasileirão.
No último jogo do Grêmio na Arena, que foi a vitória de virada de 3×1 sobre o Atlético-GO, ele acabou sendo vaiado por torcedores no anúncio da escalação. A expectativa é sobre como será o comportamento da torcida na quarta que vem, dia 20, às 19h, contra o Juventude, também em Porto Alegre.