Fifa anuncia a criação de um “novo” Mundial de Clubes com mudanças profundas no regulamento

A partir de 2025, competição terá ares de "Copa" e reunirá até 32 clubes de diferentes continentes

Em Doha, no Catar, onde acompanha a reta final da Copa do Mundo, a direção da Fifa anunciou a criação de um novo Mundial de Clubes. A partir de 2025, a competição será disputada por 32 equipes e terá formato semelhante ao da Copa, segundo informou o presidente da entidade Gianni Infantino. Ainda não há a definição do primeiro país-sede do evento. “Será como a Copa do Mundo das seleções”, resumiu Infantino.

O número de times por continente na edição masculina ainda será definido, mas os europeus já sinalizaram que querem 12 vagas para que apoiem a competição. Atualmente, a competição é menor, com um representante de cada continente – os sul-americanos e europeus entram na semifinal.

Em 2021, a Fifa planejava fazer a sua primeira versão do Mundial “maior”, com 24 clubes, mas a pandemia ainda em estado avançado impediu a realização. Assim, o formato que já dura desde 2005 foi mantido. A ideia da entidade é também criar um Mundial feminino.

As últimas vezes de Inter e Grêmio no Mundial da Fifa

O último representante gaúcho a estar no Mundial foi o Grêmio, em 2017, com Renato Portaluppi. Após vencer o Pachuca, do México, na prorrogação, o tricolor foi à grande decisão e acabou perdendo de 1×0 para o Real Madrid, com gol de falta de Cristiano Ronaldo.

O Inter esteve pela última vez em 2010, quando perdeu na semifinal para o Mazembe, do Congo, por 2×0. Quatro anos antes, faturou o título ao bater o Barcelona por 1×0 com gol de Adriano Gabiru.

VEJA MAIS NOTÍCIAS:

Veja mais notícias do Inter:

1 De 3
você pode gostar também

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas