A Federação Gaúcha de Futebol não irá dar andamento ao “pedido” feito pelo Inter, através do diretor Andrés D’Alessandro, sobre uma possível “exclusão” do árbitro Daniel Nobre Bins nos jogos do clube. Recentemente, ele foi o responsável pelo comando do VAR no Gre-Nal empatado em 1×1, na Arena, gerando revolta colorada por algumas decisões.
Em entrevista concedida nesta semana à Rádio Guaíba, o presidente da comissão de arbitragem da FGF, Leandro Vuaden, não descartou Bins nos próximos jogos do Inter no campeonato. Por outro lado, garantiu que as equipes de arbitragem continuarão sendo 100% gaúchas, ao contrário do que sugeriu o Grêmio.
“As avaliações são estritamente técnicas, por desempenho. Respeito as manifestações, mas elas nunca serão determinantes para a escolha dos profissionais. O quadro de árbitros do Rio Grande do Sul é extremamente qualificado”, afirmou, antes de negar arbitragem de fora do RS.
“Absolutamente descartado. Isso jamais passou pela minha cabeça ou passará. Não existe essa possibilidade. São declarações que fazem parte do campo democrático do futebol, mas não concordo”, disparou Vuaden, que está no seu segundo ano nesta nova função.
Daniel Bins acredita ter acertado no Gre-Nal
No último clássico, a principal reclamação do Inter foi o pênalti marcado por toque no braço de Wanderson após cobrança de falta de Cristaldo. O colorado também criticou a não aplicação de amarelo em falta de João Pedro em Wesley, o que, na repercussão, gerou a expulsão por reclamação do auxiliar Roberto Ribas e a saída, por regra, do técnico Roger Machado.
“Falaram bastante no meu nome e a gente acompanha, mas fico muito tranquilo, nós temos o respaldado da nossa comissão. E principalmente porque foram acertos nas nossas decisões. A gente ficaria intranquilo se tivéssemos errado nas nossas decisões. Aí buscaríamos forma de melhorar. A gente presta um serviço para o futebol. Quanto mais eficiente for o nosso trabalho, melhor para o futebol. A análise dos lances foram de acerto”, declarou Bins, em entrevista à Rádio Atlântida.
D’Alessandro, que atualmente é diretor esportivo do Inter, já teve atrito com Bins em um Gre-Nal na Arena na época em que ainda era jogador. O argentino entende que este árbitro “sempre tem um lado favorecido”:
“Falando do VAR, vou para uma questão mais ampla. Coincidentemente, o Daniel Bins sempre tem um lado favorecido. Não só com o Inter. Vivemos isso na final do Campeonato Gaúcho (do ano passado), Grêmio e Juventude, que o VAR não chamou (para revisar o lance). A gente abre os olhos e pensa sobre o que realmente está acontecendo para que as coisas sejam justas. Não queremos ser favorecidos, mas que sejam justos”, disparou D’Alessandro, antes de um jogo entre São Luiz x Inter, em Ijuí, recentemente.
Semifinais do Gauchão vão começar
As duas partidas de ida da semifinal do Gauchão vão acontecer neste sábado. Inicialmente, Caxias e Inter se enfrentam no Estádio Centenário a partir das 16h30. Mais tarde, às 21h30, Grêmio e Juventude duelam na Arena, em Porto Alegre.