Em uma entrevista recente ao jornalista Filipe Gamba, Fernando Carvalho revelou como conseguiu contratar o centroavante Fernandão no meio da temporada de 2004.
Fernando Carvalho havia demonstrado interesse por Fernandão desde o final da década de 90, quando o jogador atuava pelo Goiás. Em 2004, com o retorno de Fernandão ao Brasil após um período na França, surgiu a oportunidade tão esperada para o Inter. Contudo, um desafio significativo se apresentava: uma negociação paralela e avançada entre Fernandão e o Flamengo.
Como Fernando Carvalho convenceu Fernandão
Ao saber do interesse de Fernandão em retornar ao Brasil, o então presidente colorado Fernando Carvalho contatou o agente do volante Marabá, colega de Fernandão no Goiás, para marcar uma reunião em Goiânia. Determinado, Carvalho pegou um avião e se encontrou pela primeira vez com aquele que se tornaria um dos maiores ídolos do Inter.
“Peguei um avião para Goiânia, e Fernandão e seu representante me esperaram no aeroporto. Fomos para uma churrascaria e conversamos por cerca de cinco horas. Expliquei o projeto do Inter, nosso desejo de voltar aos torneios sul-americanos e Fernandão gostou. Ele apertou minha mão e disse que jogaria no Inter”, contou Carvalho.
Só que havia o Flamengo. Fernandão, segundo conta Carvalho, foi ao Rio de Janeiro em seguida apenas informar que não jogaria na Gávea e que iria ao Inter. A viagem à capital carioca levantou rumores, mas a direção colorada estava segura de que a palavra dada pelo atleta valeria mais do que um papel assinado.
Carvalho também recorda que muitos clubes brasileiros, incluindo o Flamengo, enfrentavam problemas com salários atrasados naquela época. O Inter, por outro lado, já se preocupava em manter a folha salarial em dia, o que também pesou na decisão de Fernandão. Ele estreou pelo colorado no mesmo ano, marcando o gol 1000 da história dos clássicos Gre-Nais.