Presente no elenco do Grêmio na tumultuada temporada de 2021, que culminou com o terceiro rebaixamento da história gremista, Rafinha acaba de anunciar nos últimos dias a sua saída do São Paulo. O jogador atuava no clube paulista desde a saída do time gaúcho e agora tem caminho livre para escolher como vai conduzir a reta final da longa carreira.
Com a sempre tradicional camisa do São Paulo, Rafinha realizou 116 jogos pelo clube, com um gol marcado e dois títulos – a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa Rei deste ano. Ele tinha contrato até o fim deste ano e havia expectativa de ampliação pelo menos até o final do Paulistão de 2025, mas isso não irá acontecer.
“Acho que foi a melhor decisão. Chegamos a essa conclusão que foram anos maravilhoso, mas chegou o momento de colocar um ponto final, a vida continua. O São Paulo é um clube gigante. Fico feliz de ter feito parte de uma pequena parte. Queria agradecer a todos vocês por todo o carinho comigo esses anos, foram momentos maravilhosos”, destacou Rafinha, na despedida.
Para onde vai Rafinha?
Aos 39 anos, Rafinha ainda não deverá encerrar a carreira neste momento. A ideia é terminar onde tudo começou: no Coritiba, que foi o clube de sua profissionalização entre os anos de 2004 e 2005. Do Coxa, na época, foi vendido ao Schalke 04, da Alemanha, em negociação por cerca de 5 milhões de euros. Na Europa, ainda defendeu por muitos anos o Bayern de Munique, do mesmo país.
Rafinha, ao voltar ao Brasil, fez parte do elenco vitorioso do Flamengo de 2019 sob comando do português Jorge Jesus. Ele também teve várias passagens pela Seleção Brasileira, mas acabou nunca sendo chamado para jogar uma Copa do Mundo.