
A rodada de segunda-feira do Gauchão ficou manchada pelo ato de racismo de um torcedor do São Luiz, de Ijuí, contra o ex-atacante do Grêmio e atual jogador do Caxias, Tilica. No segundo tempo, o atleta foi chamado de “macaco” e a partida ficou paralisada por cerca de 10 minutos.
Segundo o UOL Esporte, “o TJD-RS (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul) aguarda a divulgação da súmula da partida em Ijuí para montar a peça. O clube deve ser enquadrado em artigo que prevê multa de até R$ 100 mil”.
Nas redes sociais, o Caxias, que venceu o duelo fora de casa pelo placar de 2×1, repudiou o ato de racismo:
PRECONCEITO AQUI NÃO!!! Nossa solidariedade ao atleta Tilica, que foi alvo de insultos racistas e de violência na partida desta noite. A S.E.R. Caxias vai estar ao lado dos nossos atletas e torcedores dando todo o suporte e tomando as devidas providência. pic.twitter.com/jN1KOhBuqt
— S.E.R. Caxias (@sercaxias) March 10, 2020
Ao ser substituído no segundo tempo, Tilica deixou o campo chorando e tentou tirar satisfações com quem praticava xingamentos na torcida, mas pouco adiantou. O seu companheiro João Paulo, também negro, fez uma bela manifestação sobre o caso:
“Eu, por ser companheiro de clube dele e também negro, revolta bastante. O quarto árbitro estava do meu lado, gritei na hora avisando. ‘Oh lá, está ofendendo o Tilica, chamando de negro’. Isto é futebol, a gente está pelo nosso pão, e eles também. Mas faltar com respeito, no trabalho – porque é um trabalho, minha família e a de todos, depende disso -, em um local que envolve família, é muito feio, revoltante. Não só por quem estava ali e não agiu corretamente, que era identificar. Mas infelizmente o mundo está cheio dessas pessoas boçais, que tem falta de inteligência”, disse.
Sobre futebol, o Caxias tem feito bonito no Gauchão e já está garantido na finalíssima por ter vencido o 1° turno.