
GAUCHÃO DE 2026
Na expectativa pelo anúncio oficial da chegada do técnico português Luís Castro, o elenco do Grêmio segue curtindo férias com volta programada para o dia 2 de janeiro, quando será iniciado o trabalho de pré-temporada no CT Luiz Carvalho. O primeiro desafio do ano será o Gauchão, que tem mudança importante de formato e redução de datas em 2026.
A primeira rodada está marcada para o final de semana de 10 e 11 de janeiro e o Grêmio estreia fora de casa contra o Avenida. A tabela ainda será detalhada pela FGF em breve. A segunda rodada será nos dias 14 (quarta-feira) e 15 (quinta-feira), e a terceira é no final de semana posterior. O Tricolor, nestas datas, faz dois jogos em casa, respectivamente, contra São José e São Luiz.
Os primeiros jogos do Grêmio em 2026:
- 10 ou 11 de janeiro — Avenida x Grêmio
- 14 ou 15 de janeiro — Grêmio x São José
- 17 ou 18 de janeiro — Grêmio x São Luiz
Reservas ou titulares?
Em função do Brasileirão de 2026 começar no final de janeiro e ser simultâneo ao Gauchão, é possível que o Grêmio preserve jogadores e dê mais espaço aos jovens na disputa do estadual. Essas definições só serão feitas a partir da chegada da nova comissão técnica, que terá carta branca para montar o planejamento da temporada.
+ Braithwaite rasga elogios ao DM do Grêmio e diz que time mudou com Arthur
Em 2026, o Gauchão terá só 11 datas e será jogado de 11 de janeiro até 8 de março. Na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos de seis times. Os quatro primeiros avançam para as quartas de final, que será disputada em jogo único com mando de campo do time de melhor campanha. Os duelos de quartas serão proporcionais ao chaveamento, com o 1° de um grupo pegando o 4° do outro e assim sucessivamente.
O Grupo A terá Inter, Juventude, Avenida, São José, Guarany e São Luiz. Já o Grupo B contará com Grêmio, Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Inter-SM e Ypiranga. Cada equipe fará seis jogos na primeira fase, todos eles contra equipes da outra chave.
Formato: 12 clubes
Início: 11 de janeiro
Final: 8 de março
Fórmula: Grupos A x B (turno único)
Classificação: Os 4 melhores de cada grupo avançam
Quartas: jogo único dentro dos grupos, empate leva aos pênaltis
Semifinais e final: ida e volta
VAR: previsto desde a primeira fase
+ Chico Garcia explica por que aprova Luís Castro no Grêmio: “Não é por ser português”
Siga o Grêmio no nosso canal do WhatsApp
Receba as notícias do Grêmio direto no WhatsApp. É rápido, grátis e sem spam.
Ao clicar no botão, você aceita os Termos de Serviço do WhatsApp.









