Sem jogar desde a temporada de 2013 e sem contrato há seis meses, a situação de Gabriel no Grêmio ainda permanece como mistério para a torcida. Publicamente, o assunto é pouco falado pelo clube, que deseja transformá-lo em funcionário administrativo do departamento de futebol, conforme lembrou neste sábado o Globoesporte.com.
Em dezembro, o seu contrato de atleta profissional expirou – em 2014, um ano depois da primeira lesão no joelho esquerdo, o Grêmio renovou por cinco anos até como forma de dar todo o apoio e estrutura para a recuperação. Desde janeiro, ele não consta na folha do elenco e não tem recebido salários.
Mas, “o presidente Romildo Bolzan Júnior afirmou que o Tricolor ofereceria um auxílio ao futuro empregado até que os detalhes burocráticos fossem concretizados”, lembrou o portal.
O zagueiro continua frequentando o CT Luiz Carvalho na retomada das atividades e tem as negociações conduzidas pelo CEO do clube, Carlos Amodeo, em conjunto com o departamento jurídico. Em junho, há a expectativa do acerto do novo cargo e da faixa salarial a ser recebida.
As conversas já eram para ter acontecido antes da paralisação geral do coronavírus, que atrapalhou o desfecho.
Foto: Lucas Uebel/GrêmioGabriel: cinco cirurgias, apoio do clube e rotina sempre discreta
Renato Portaluppi também era o treinador em 2013, quando Gabriel vinha ganhando espaço no time até romper os ligamentos em um treinamento em Salvador, na Bahia. Saiu carregado de campo, passou por cirurgia nos dias seguintes e ficou o restante da temporada de fora.
O que se comenta é que o pós-operatório gerou complicações através de uma infecção e retardou todo o processo de volta aos gramados. Na época, ele tinha 24 anos. E teve que fazer outros quatro procedimentos no local.
Como forma de dar respaldo ao jogador na sua recuperação, sem “abandoná-lo”, o Grêmio o comprou junto ao Lajeadense e deu todo suporte nas atividades físicas necessárias. Mas Gabriel, nas vezes em que foi visto, se mostrou ainda fora de forma, sem uma perspectiva clara de retorno. Nas conquistas recentes do clube, ele esteve nas comemorações ao lado dos companheiros.