
Ainda sem apontar uma data para a volta da Libertadores, o Conselho da Conmebol se reuniu por videoconferência nesta quarta-feira e criou um documento contendo uma série de recomendações contra o contágio do coronavírus quando as partidas retornarem ao calendário.
Algumas medidas até chamam a atenção, como por exemplo o “fim” do beijo na bola, a proibição de cuspir no gramado e até de assoar o nariz.
A Conmebol também pretende aplicar testes da Covid-19 nos profissionais envolvidos nas partidas. Quem se negar a fazer o exame não poderá participar dos torneios organizados pela entidade.
Confira a lista das novas recomendações – pesquisa feita no Globoesporte.com:
- Proibição para jogadores e comissão de cuspir e assoar o nariz antes, durante e depois do jogo na área da competição (campo de jogo e banco de reserva).
- Proibição para jogadores e comissão de beijar a bola antes, durante e depois do jogo.
- Obrigatoriedade para jogadores e comissão de submeter-se a controles de temperatura antes das partidas.
- Obrigatoriedade para jogadores e comissão de usar garrafas individuais de água e bebidas isotônicas.
- Proibição de trocar ou presentear a camisa ou qualquer outra parte do uniforme com rivais ou companheiros de mesma equipe ou qualquer outra pessoa.
- Uso obrigatório de máscaras aos jogadores e comissão que se encontram no banco de reservas.
- Proibido a troca de flâmulas ou presentes entre ambas equipes.
- No caso de participar de entrevista no campo ou em coletiva de imprensa depois da partida, deverá utilizar máscara ou protetor facial.
O documento não faz nenhuma sinalização sobre a nova recomendação da Fifa de permitir cinco substituições por jogo. O tema deverá ser mais esclarecido nos próximos comunicados da Conmebol. Na volta da Libertadores, os clubes poderão alterar cinco inscrições até as oitavas. Depois, até a semi, mais três.
A entidade segue sem falar em data de retorno:
“O Conselho reuniu-se por videoconferência e analisou os possíveis cenários do futebol continental nos próximos meses, concordando em retomar as competições quando as condições sanitárias o permitirem”, diz o comunicado.
A competição parou com duas rodadas de cada grupo. No E, Inter e Grêmio lideram com 4 pontos ganhos – a chave ainda tem Universidad Católica e América de Cali.