Estreante em Gre-Nal, o árbitro Rafael Klein precisou tomar decisões importantes neste sábado, na Arena, durante o empate em 1×1 de Grêmio e Inter pela primeira fase do Gauchão. Em um primeiro momento, aplicou a regra da exclusão do técnico Roger Machado em função da expulsão do seu auxiliar Roberto Ribas. Depois, deu pênalti para os donos da casa após consultar o VAR no toque no braço de Wanderson em falta batida por Cristaldo.
Na avaliação do comentarista de arbitragem Diori Vasconcelos, que analisa o desempenho dos árbitros para a Rádio Gaúcha, Klein teve boa atuação no clássico e acertou os lances mais polêmicos. O jornalista definiu a atuação do árbitro como “segura e com autoridade”:
- EXCLUSIVA – Elias celebra fase nos Estados Unidos e cita melhor memória no Grêmio: “Precisei de uns dias para acordar”
“Sobre o lance do pênalti, apesar da controvérsia que sempre envolve esse tipo de marcação em clássicos, a decisão foi correta. Wanderson, posicionado na barreira dentro da área, abriu o braço esquerdo de forma antinatural após a cobrança de falta de Cristaldo, desviando a bola”, disse Diori, antes de falar da regra que retirou Roger do jogo.
“Essa regra está em vigor há muitos anos e é de amplo conhecimento dos clubes. Importante ressaltar que Roger não cumprirá suspensão automática e só poderá ter problemas futuros se a procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva entender que houve alguma conduta inadequada na sua saída”.
“No geral, a condução de Rafael Klein foi segura e com autoridade. O Inter cometeu mais faltas (22 contra 13 do Grêmio) e recebeu mais cartões (4 contra 2), mas o jogo transcorreu sem grandes problemas disciplinares. Em clássicos, qualquer decisão pode ser alvo de debates, mas, desta vez, a arbitragem passou longe de ser um fator determinante para o resultado final”, acrescentou.
Dupla Gre-Nal joga no meio de semana
Mesmo após o empate, Grêmio e Inter seguem liderando as suas respectivas chaves do Gauchão já de olho na classificação às semifinais. Na terça-feira, o tricolor recebe o Pelotas a partir das 21h30, enquanto o Inter estará em Ijuí, na quarta, encarando o São Luiz às 22h.