Em uma das raras chances de gol do Grêmio na final do Mundial contra o Real Madrid, em 2017, Edilson arriscou uma falta da intermediária e a bola passou por cima do travessão rival. Foi antes desta jogada que, segundo ele, começou uma troca de provocações com o astro Cristiano Ronaldo.
Em entrevista concedida ao Além da Bola, no YouTube da ESPN Brasil, o lateral-direito – que está de malas prontas para trocar o Goiás pelo Avaí – disse que CR7, hoje na Juventus, “zicou” a sua falta antes da cobrança:
“No Mundial, quando fui bater (aquela falta que passou perto), o pessoal não me conhecia. Só os brasileiros. O Marcelo e o Casemiro avisaram que eu batia forte na bola. Aí, o Cristiano Ronaldo chegou perto de mim e falou: ‘Vai errar’. Aí eu olhei e dei risada. Não tem como ficar bravo com aquele cara, não. Falei que ia acertar. Aí, bati e passou perto”, recordou o experiente atleta de 34 anos.
A seguir, Edilson fez a mesma coisa, mas não levou sorte igual quando Cristiano Ronaldo bateu a falta do único gol do jogo. A bola passou na barreira entre Barrios e Luan, morrendo nas redes de Marcelo Grohe.
“Depois, teve a falta que ele fez o gol. Não sei quem fez a falta. Eu cheguei nele e falei: ‘Vai para fora’. Ele me disse: ‘Vai ser golo’. Pensei: ‘Só o que me faltava ele fazer o gol agora’. Aí, ele vai lá, bate no meio da barreira, faz o gol. Ele é f***, mesmo”, concluiu.
Curiosamente, a final contra o Real Madrid foi o último jogo de Edilson com a camisa gremista. Na abertura do ano seguinte, ele topou uma proposta mais lucrativa do Cruzeiro, onde permaneceu até o início de 2020.