Uma ausência chamou a atenção da torcida gremista ao longo da traumática queda para o Santos, por 4×1, dentro da Vila Belmiro, nas quartas de final da Libertadores: Walter Kannemann, que ficou apenas no banco de reservas dando lugar a David Braz como parceiro de Geromel.
Kannemann jogou apenas uma parte do jogo de ida e foi utilizado no sábado, no 0x0 contra o Goiás, fora, pelo Brasileirão, como forma de ganhar ritmo – ele retornou da última convocação à Seleção da Argentina com dores musculares. Segundo o jornalista Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha, em coluna em GZH, a parte física ainda distante do 100% foi o que pesou para a sua ausência no litoral paulista.
“A explicação é o desgaste que o zagueiro sentiu no retorno ao time após muito tempo parado. Antes de sofrer uma lesão muscular, o último jogo dele tinha sido em 5 de novembro, contra o Juventude, pela Copa do Brasil. Em Porto Alegre, antes da viagem para Santos, o argentino fez um exame que mede o nível de desgaste físico e a possibilidade que existe de ter algum problema muscular. O resultado mostrou um índice que preocupou a comissão técnica”, relatou o repórter, antes de terminar:
“A avaliação é de que Kannemann, apesar do estilo aguerrido, sentiu o desgaste no seu retorno ao time. Como David Braz é um jogador de confiança, foi escalado. Mas contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, o argentino vai voltar”.
O técnico Renato Portaluppi, em sua coletiva de imprensa, acabou não respondendo a pergunta do próprio Gabardo sobre as razões da ausência de Kannemann. Confira a agenda gremista pendente em 2020:
- Sábado, 19/12, Brasileirão: Sport x Grêmio, 19h.
- Quarta, 23/12, ida da semi da Copa do Brasil: Grêmio x São Paulo, 21h30.
- Domingo, 27/12, Brasileirão: Grêmio x Atlético-GO, 20h30.
- Quarta, 30/12, volta da semi da Copa do Brasil: São Paulo x Grêmio, 21h30.