
O empate por 1×1 contra o Vasco da Gama, neste sábado (19), em São Januário, não foi suficiente para convencer a torcida do Grêmio de que o time reencontrou o bom futebol. A atuação foi considerada fraca e pouco inspirada, mas ao menos serviu para interromper a sequência de duas derrotas — contra Cruzeiro e Alianza Lima — e trazer um ponto importante fora de casa pelo Campeonato Brasileiro.
O técnico Mano Menezes, em entrevista coletiva após a partida, reconheceu que o time ainda está longe do ideal e revelou viver um dilema tático e estratégico no comando do Tricolor. Segundo ele, o desafio é encontrar uma formação que mantenha a consistência defensiva, mas que também permita ao time jogar melhor, criar chances e ser mais agressivo.
+ Diniz detona árbitro e se irrita com postura do Grêmio: “Cera do início ao fim”
“Era um jogo difícil como todos no Brasileirão. Não é fácil ter uma sequência de quatro jogos fora. Sabemos que esse momento nos leva a valorizar o empate neste aspecto. No início do jogo, tivemos boas perspectivas de fazer o gol. Mas precisamos melhorar a nossa definição. O futebol é aproveitar oportunidades, mas estamos pecando neste aspecto. Voltamos mal no segundo tempo e logo fiz as alterações. Melhoramos para ter um pouco mais de controle. Precisamos achar esse equilíbrio entre defender bem, mas também jogar melhor. É o meu dilema”, afirmou Mano.
Grêmio terá nova chance de reencontrar bom futebol na Arena
A próxima oportunidade para o Grêmio reeditar bons momentos na temporada será na quarta-feira (23), às 21h30, contra o Alianza Lima, pela volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. A partida será especial por marcar o primeiro jogo da Arena sob gestão oficial do clube, após a aquisição feita por Marcelo Marques.
A expectativa é de cerca de 40 mil torcedores na Arena, em uma noite que promete ser de festa — desde que o time colabore. Para avançar às oitavas de final, o Grêmio precisa reverter o placar de 2×0 sofrido no Peru. Uma vitória por dois gols de diferença leva a decisão para os pênaltis; para se classificar no tempo normal, o Tricolor precisa vencer por três ou mais gols.
+ Ronaldinho volta a fazer bruxaria: golaço de falta e show com Lugano na fronteira
Mano já sinalizou que pretende ajustar a formação para privilegiar o estilo de jogo que o time apresentou nos últimos minutos contra o Vasco, quando foi mais agressivo e criou chances reais de virada. A ideia é manter a solidez defensiva, mas apostar em mais volume ofensivo, especialmente com o retorno de Braithwaite e Cristian Olivera.
+ Grêmio projeta grande jogo na nova era da Arena: “Vamos nos apegar na mística”
+ Lideranças do elenco do Inter prometeram vitória contra o Grêmio, afirma jornalista