No dia em que completa 20 anos como jogador profissional de futebol, Andrés D’Alessandro repassou a carreira em uma longa e importante entrevista ao Clarin, da Argentina. Ele voltou a reafirmar que vê o futuro no Inter, em Porto Alegre, mas não descartou retornar ao River Plate.
“É um orgulho. Algo que não imaginava. Me receberam, me aceitaram e sempre tive muito respeito. Ter estado 12 anos em um clube não é normal no futebol. Isso quer dizer que me sinto cômodo e quando teve alguma chance de sair, buscaram uma forma para que eu ficasse. Me senti e me sinto muito valorizado aqui”, disse, sobre a relação com o colorado.
D’Ale, em 2020, tirará o passaporte brasileiro, o que abrirá uma outra vaga para estrangeiros em competições nacionais:
“A curto prazo, meu caminho é aqui em Porto Alegre. Mais que nada pela minha família. Tenho um filho brasileiro (Gonzalo), o mais novo, e os maiores (Martina e Santino) foram criados aqui. Estou por tirar o passaporte brasileiro neste ano”, disse, antes de acrescentar:
“Igual não sabemos se depois do futebol sairá algum trabalho em outra área. Fiz o curso de técnico, mas ainda não tenho clareza porque tampouco sei quando me aposentarei. Até me dá tristeza pensar que minha vida seguirá sem jogar futebol profissionalmente depois de tanto esforço e dedicação para estar jogando aos 40 ou 40 e poucos anos”.
Já são 20 anos de carreira profissional de Andrés D’Alessandro – Foto: Ricardo Duarte/InterD’Alessandro fala sobre o River Plate
Criado no River Plate, o meia teve a oportunidade de retornar por empréstimo ao clube em 2016. Apesar de achar difícil, não descarta uma terceira passagem:
“Eu digo que tive minha revanche, foi minha revanche (ter retornado em 2016). Porque eu não fecho o ciclo. Hoje digo que, se nada de estranho acontecer, termino minha carreira no Inter, mas… Sempre há um mas. Não sei o que pode acontecer. Não fecho o ciclo com o River”.
Pelo Inter, Andrés D’Alessandro, 39 anos, tem 484 partidas, com 94 gols marcados. Os principais títulos são a Libertadores de 2010, a Sul-Americana de 2008 e a Recopa Sul-Americana de 2011.