Inter

Conselheiros do Inter abrem movimento em busca do reconhecimento do título de 2005

Elenco colorado era treinado por Muricy Ramalho e acabou sendo vice para o Corinthians

Enquanto o Inter trabalha dentro de campo sob comando de Roger Machado para melhorar a campanha no atual Brasileirão, um grupo de conselheiros do clube se movimenta nos bastidores para buscar, junto à CBF, o reconhecimento do título do campeonato de 2005. O assunto ganhou força recentemente com o documentário “A Máfia do Apito”, exibido no SporTV, que traz detalhes de todas as polêmicas daquele ano.

Pivô do escândalo de arbitragem da época, Edilson Pereira de Carvalho chega a admitir que, na função de árbitro, “mudou” o campeão daquele ano e tirou a taça do Inter para o Corinthians. Ele, que foi “comprado” em esquema de apostas, teve os seus 11 jogos apitados no campeonato anulados por decisão do STJD. As partidas foram remarcadas e o time paulista saiu beneficiado, anexando 4 pontos a partir dos jogos refeitos e ultrapassando o Colorado na tabela.

De acordo com a ESPN Brasil, esse grupo de conselheiros já enviou ofício à direção do Inter para que a CBF seja acionada para “reconhecer” o Inter como campeão de 2005. À mesma emissora, dirigentes colorados afirmam que estão estudando o caso internamente.

+ Inter comunica saída de Enner Valencia e já informa novo clube do atacante: “Desejamos sucesso”

“Não se trata de mero revisionismo, mas de uma ação de justiça histórica. É consenso popular que o Sport Club Internacional foi gravemente e injustamente prejudicado naquela edição do Campeonato Brasileiro. Todos os torcedores de todos os clubes reconhecem que o Inter era o legítimo campeão daquele ano”, diz trecho do documento dos conselheiros.

De lá para cá, Inter não conseguiu ser campeão novamente

Além de toda a enorme polêmica causada por Edilson e pela anulação dos 11 jogos via STJD, o Inter ainda viveu outra dificuldade com a arbitragem naquele ano, que foi a não marcação de um pênalti em Tinga, fora de casa, no duelo direto contra o Corinthians na reta final. O time paulista segurou o 1×1 e não perdeu mais a liderança. O jogo foi apitado por Márcio Rezende de Freitas, que admite ter errado no lance.

De 2005 em diante, o Inter flertou com a reconquista do Brasileirão em algumas oportunidades, especialmente nos vices de 2009 e 2020, quando chegou na última rodada com chances reais de conquista. O clube é tricampeão brasileiro nos anos de 1975, 1976 e 1979.

+ Palmeiras tem o desfalque do técnico Abel Ferreira para encarar o Inter no Brasileirão

Artigos relacionados

Bloqueador de anúncio detectado

Para continuar acessando nossos artigos gratuitamente, considere desativar o bloqueador de anúncios. Valorizamos o oferecimento de conteúdo gratuito, mas os anúncios são nossa principal fonte de receita para manter esse serviço. Sua compreensão e apoio fazem toda a diferença. Obrigado!