Atual heptacampeão do Gauchão, tendo vencido todas as edições de forma ininterrupta desde 2018, o Grêmio aprovou a mudança no formato do estadual para 2025. Agora, serão três grupos de quatro equipes, com os líderes de cada chave e o melhor segundo colocado avançando diretamente à semifinal, com jogos de ida e volta. Em comparação aos outros anos, o campeonato será menor, com apenas 12 partidas para os finalistas e não mais 16.
Um detalhe é que os times de mesmo grupo não se enfrentam e as partidas da fase classificatória serão entre as equipes de chaves opostas. Grêmio, Inter e Juventude são cabeças de chave. Depois, quem ficar entre o 5° e 8° lugar disputa um quadrangular valendo vaga na Copa do Brasil de 2026. Já entre o 9° e o 12° os clubes lugar realizam um “torneio” contra as duas vagas do rebaixamento.
“Acho que a federação foi sensível, um apelo especialmente dos clubes da Série A, em fazer um Gauchão com 12 datas. Era importante ter em vista que o calendário do ano que vem vai ficar muito apertado”, declarou o presidente gremista Alberto Guerra ao site GZH.
Em 2025, o Grêmio poderá pela primeira vez na sua história ser octacampeão gaúcho de forma consecutiva. Já o tradicional rival Inter, hoje comandado por Roger Machado, tentará vencer o estadual pela primeira vez desde o ano de 2016, quando bateu o Juventude na decisão.
Os grupos do Gauchão de 2025
- Grupo A: Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida
- Grupo B: Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga
- Grupo C: Juventude, Monsoon, Brasil de Pelotas e São Luiz