GrêmioGauchão

Como Grêmio e Inter devem se preparar para um Gauchão bem diferente em 2026

CBF anunciou mudanças profundas em todo o seu calendário daqui para frente

A CBF anunciou durante esta quarta-feira mudanças profundas no seu calendário a partir de 2026, afetando principalmente os campeonatos estaduais, como o Gauchão, que tradicionalmente gera muita rivalidade entre Grêmio e Inter. Basta lembrar a edição de 2025, com uma grande disputa que acabou vencida pelos colorados, impedindo o octa consecutivo do rival.

Pelo que ficou definido pela entidade que comanda o futebol nacional, o Brasileirão iniciará no dia 28 de janeiro e terminará no dia 2 de dezembro, entrando “no meio” dos estaduais, como o Gauchão, que poderá perder importância. Em tese, o campeonato nacional será priorizado e o regional ficará em segundo plano, com possibilidade de times mistos e alternativos.

“O objetivo é reduzir a carga de jogos das equipes da elite do nosso futebol, que hoje enfrentam maratonas exaustivas. E ampliar as oportunidades de clubes que por vezes ficam inativas durante o ano”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud, sobre as alterações.

+ “Tudo facilita”: Chico Garcia se encanta com primeiras atuações de Arthur no Grêmio

Para os estaduais, serão apenas 11 datas para as disputas e cada federação terá a missão de definir a sua fórmula. As datas dos estaduais vão de 11 de janeiro a 8 de março. No final de semana das finais, o Brasileirão sofrerá uma pausa.

Grêmio e Inter na Copa Sul-Sudeste?

Outra novidade da CBF é a criação de novas copas regionais, como a Copa Sul-Sudeste, que terá 12 equipes – duas vagas para PR, RS, SC, RJ, SP e MG. Porém, são vão participar dela os times que não estiverem classificados em Sul-Americana ou Conmebol Libertadores. Esses torneios serão disputados em 10 datas, entre março e junho.

+ Olivera mostra insatisfação no Grêmio e começa a pensar em deixar o clube

Artigos relacionados