Quatro jogos realizados na noite desta terça-feira mexeram diretamente com as duas pontas da tabela do Brasileirão, movimentando inclusive o Grêmio, que deixou o 14° lugar para o 15° posto ainda com 40 pontos antes do jogo desta quarta, 21h, contra o Cruzeiro. O resultado que tirou uma posição do tricolor foi a vitória do Juventude por 3×2, fora, sobre o Atlético-MG – os caxienses foram a 42 pontos, agora no 13° lugar.
O outro jogo que despertava o interesse do Grêmio era Fluminense e Criciúma, que ficaram no 0x0 em jogo nervoso no Maracanã. O resultado deixou o time catarinense com 38 pontos, ainda na zona do rebaixamento, no 17° lugar. Já o Flu subiu para 39 pontos, no 16° posto da tabela.
EXCLUSIVA – Patrício pede mais raça aos jogadores do Grêmio e cita bastidores da Batalha dos Aflitos: “Quem viu, viu”
Na parte de cima, o Botafogo recuperou a liderança ao fazer 3×1 no rival Palmeiras, chegando a 73 pontos e deixando os paulistas com 70 – ambos têm dois jogos restantes ainda. Mais cedo, o Fortaleza ficou no 0x0 com o Flamengo, em resultado que manteve o Inter em 3° com 65 pontos. O time cearense tem os mesmos 65 pts no 4° lugar, enquanto o Fla foi a 63 pts no 5°, sem mais chances de título.
Grêmio descarta rebaixamento
Mesmo vendo a zona do rebaixamento se aproximar, o Grêmio segue convicto de que não vai cair e que irá fazer os pontos necessários nas rodadas restantes. Depois do Cruzeiro fora, o clube ainda tem São Paulo em casa, Vitória fora e Corinthians em casa.
“A gente está ciente da situação do Grêmio sim. Chegamos no final do campeonato em uma situação delicada. Foi um ano atípico, de bastante dificuldade e tivemos momentos que poderíamos ter uma recuperação, mas não tínhamos todo o elenco. Como aconteceu contra o Juventude. Não contar com cinco jogadores fez a diferença. Todos os acontecimentos abalam a confiança de todos. Mas a gente tem a convicção que o Grêmio não vai cair. Nos últimos cinco jogos, só não pontuamos contra o Palmeiras. É continuar trabalhando e ter serenidade e calma nessa hora”, avaliou o presidente Alberto Guerra em coletiva nesta terça.