
A retomada das vitórias do Grêmio no Brasileirão não veio sem novas polêmicas de arbitragem. Depois de tanto reclamar de lances nas últimas semanas, inclusive indo presencialmente fazer reclamações na CBF, o time gaúcho venceu o Bahia por 1×0 na Arena com um pênalti polêmico convertido por Braithwaite – ele próprio sofreu a penalidade em lance com o goleiro Marcos Felipe, que alegou ter sido atingido pelo gremista.
Na avaliação do principal comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, Diori Vasconcelos, o pênalti marcado pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo foi “constrangedor”:
- Áudio do VAR de Grêmio x Bahia mostra discussão do árbitro com Everton Ribeiro: “Aí é sacanagem”
- Que categoria: vídeo mostra chapéu dado por Kannemann em Grêmio x Bahia
“O pênalti foi inexistente. Diria até constrangedor. Braithwaite recebeu o passe na grande área, chegou antes na bola e se jogou, procurando o contato com o goleiro. Marcos Felipe fecha o espaço e recolhe o braço. O atacante gremista atrasa a passada, arrasta a perna para acertar o goleiro e ainda deixa o pé para enganchar no braço dele”, destacou Diori, antes de acrescentar:

“O Grêmio vinha de protestos duros contra a arbitragem. Foi à sede da CBF, cobrou, exigiu mudanças. E agora, diante de um erro claro a seu favor, fica a sensação de que a pressão funcionou — ainda que não tenha sido essa a causa do equívoco. A arbitragem brasileira está num ponto em que até o acerto levanta dúvidas. E o erro, então, só agrava. Falta convicção. Falta leitura de jogo. Falta credibilidade. As coisas precisam melhorar. Urgentemente. Ainda restam 28 rodadas”.
Bahia promete agir após jogo contra o Grêmio
Irritado pela derrota, o Bahia, em nota, afirmou que “enviará representação à Comissão de Arbitragem para que sejam adotadas providências imediatas, com apuração rigorosa dos fatos e a devida punição dos envolvidos”. O clube também publicou fotos de como ficou o braço do goleiro Marcos Felipe após o lance com Braithwaite.