Como já era de se imaginar, o Grêmio aproveitou o final do ano e a virada de temporada para promover uma grande limpa em seu elenco. Jogadores experientes e até titulares na gestão de Renato Portaluppi não tiveram o contrato renovado para o ano de 2025, embora alguns deles tenham até se manifestado mais de uma vez desejando a permanência.
Um deles é o lateral-esquerdo Reinaldo, que foi titular absoluto do time desde a sua chegada no começo de 2023, só ficando de fora nas ocasiões de lesão ou de suspensão. Como mostramos aqui, ele tem tudo encaminhado para jogar no Mirassol, que será o novato da Série A de 2025.
Quem também deixou o Grêmio nesta mesma “barca” foi o zagueiro Rodrigo Caio, pouco utilizado ao longo de toda a temporada. As mais recentes informações indicam que o Coritiba, que está na Série B, tem interesse em tentar fazer a sua contratação.
Depois, há a situação dos jogadores ofensivos que estavam no elenco gremista em 2024. O atacante Soteldo até tinha o interesse do Grêmio em sua permanência, mas os altos valores pedidos pelo Santos inviabilizaram o negócio. Recentemente, o Atlético-MG, do seu novo técnico Cuca, sondou a situação do venezuelano, sem avanço até o momento. Por enquanto, ele deverá se reapresentar no Peixe.
Quem fecha a lista é o experiente Diego Costa, que abriu 2024 em alta no Grêmio, mas sofreu uma grave lesão muscular no meio da temporada que prejudicou a sua sequência. Quando voltou, virou reserva de Braithwaite. O Nacional, do Uruguai, fez uma sondagem recente a ele, como lembrou o site Gremistas.