Salvo uma reviravolta, o Inter caminha para apostar em um novo treinador estrangeiro para tocar a temporada de 2022. O uruguaio Alexander “Cacique” Medina, atual comandante do Talleres, da Argentina, é o favorito e teve reunião virtual com a direção colorada na última sexta-feira. Quem corre por fora é Eduardo Domínguez, argentino, do Colón.
Do mercado interno, as opções são poucas e quase nem ventiladas no Beira-Rio. O nome mais viável neste sentido é Roger Machado, que está sem clube desde a saída do Fluminense. Mesmo tendo um histórico no Grêmio, o técnico já declarou em entrevistas anteriores que trabalharia no Beira-Rio.
Inter pode ter o 5° técnico estrangeiro em 12 anos:
O uruguaio Jorge Fossati, que tinha um poderoso elenco vice da Copa do Brasil e do Brasileirão no ano anterior em mãos, perdeu o Gauchão para o Grêmio e conseguiu, a duras penas, levar o time à semifinal da Libertadores – fase em que foi demitido. E deu lugar a Celso Roth, que viria a ser campeão do torneio continental em 2010.
Cinco anos depois, o Inter novamente apostou em um uruguaio e buscou Diego Aguirre. Mesmo campeão estadual sobre o Grêmio e semifinalista da Libertadores, o treinador foi demitido às vésperas de um Gre-Nal na Arena pelo Brasileirão. Dos gringos, foi o único a levantar taça com o estadual daquele ano – seis temporadas depois, ele retornou em 2021 e foi desligado nesta semana.
Em 2020, o argentino Eduardo Coudet deixou o Racing para assumir o desafio no Inter e carregou consigo o rótulo de não vencer Gre-Nais, muito menos o Gauchão, mas aceitou o convite do Celta de Vigo deixando o colorado na liderança do Brasileirão, nas oitavas da Libertadores e nas quartas da Copa do Brasil, sendo sucedido por Abel Braga.
Quem finaliza a lista de gringos na casamata colorada é Miguel Ángel Ramírez, que, em 2021, ficou apenas 100 dias no cargo sem conseguir transformar em resultados o seu jogo de posição.
Os treinadores do Inter nos últimos 11 anos:
2010 – Jorge Fossati e Celso Roth
2011 – Celso Roth, Falcão e Dorival Jr
2012 – Dorival Jr e Fernandão
2013 – Dunga e Clemer
2014 – Abel Braga
2015 – Diego Aguirre e Argel Fucks
2016 – Argel Fucks, Falcão, Celso Roth e Lisca
2017 – Antônio Carlos Zago e Guto Ferreira
2018 – Odair Hellmann
2019 – Odair Hellmann e Zé Ricardo
2020 – Eduardo Coudet e Abel Braga
2021 – Abel Braga, Miguel Ángel Ramírez e Diego Aguirre